Fundamentos de Ritmo e Dança
Sobre o Curso
Carga Horária: 80hrs
EMENTA:
Ginástica: origem e
características. Fundamentos das ginásticas esportivas. Os aspectos de
segurança nas práticas das ginásticas. Coreografias e festivais ginásticos.
Trajetória histórica da dança. O significado socioantropológico da dança.
Estilos tradicionais e contemporâneos da dança. Dança: fenômeno social,
cultural e artístico. Teorias dos movimentos para a dança: formas básicas,
fatores e qualidade. Conceitos elementares da dança: ritmo, técnica e
expressividade. A importância do ritmo para a dança. Iniciação coreográfica da
dança: experimentação, criação e expressão. As concepções teórico-metodológicas da dança. A importância da dança
para as aulas de Educação Física. O improviso como
método de ensino da dança. As práticas pedagógicas em
ambientes educativos e de lazer, nos diferentes níveis da educação básica.
OBJETIVO: Esse
componente curricular busca apresentar aos estudantes uma visão histórico-metodológica
sobre o ritmo e da dança nos contextos sociocultural e educacional,
introduzindo seus conceitos fundamentais para que eles entendam sua aplicação
prática.
Cursos Relacionados
Fundamentos de Ritmo e Dança
Curso: Fundamentos de Ritmo e Dança
Carga horária: 80 horas
Em até 2x de R$ 47,20.
Em até 5x de R$ 19,78.
Fundamentos de Ritmo e Dança
Fundamentos de Ritmo e Dança
Curso: Fundamentos de Ritmo e Dança
Carga horária: 80 horas
Em até 2x de R$ 47,20.
Em até 5x de R$ 19,78.
Sobre o Curso
Carga Horária: 80hrs
EMENTA:
Ginástica: origem e
características. Fundamentos das ginásticas esportivas. Os aspectos de
segurança nas práticas das ginásticas. Coreografias e festivais ginásticos.
Trajetória histórica da dança. O significado socioantropológico da dança.
Estilos tradicionais e contemporâneos da dança. Dança: fenômeno social,
cultural e artístico. Teorias dos movimentos para a dança: formas básicas,
fatores e qualidade. Conceitos elementares da dança: ritmo, técnica e
expressividade. A importância do ritmo para a dança. Iniciação coreográfica da
dança: experimentação, criação e expressão. As concepções teórico-metodológicas da dança. A importância da dança
para as aulas de Educação Física. O improviso como
método de ensino da dança. As práticas pedagógicas em
ambientes educativos e de lazer, nos diferentes níveis da educação básica.
OBJETIVO: Esse
componente curricular busca apresentar aos estudantes uma visão histórico-metodológica
sobre o ritmo e da dança nos contextos sociocultural e educacional,
introduzindo seus conceitos fundamentais para que eles entendam sua aplicação
prática.