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Tecnologia

Construção e Animação de Cenários e Objetos 2D e 3D

CARGA HORÁRIA: 80Hrs


EMENTA: Ferramentas de desenho de 2D e 3D. Conhecendo os recursos básicos do Adobe Illustrator. Conhecendo os recursos básicos do Adobe Photoshop. Conhecendo os recursos básicos do Adobe 3D Max. Desenhando cenário em 2D. Animando e adicionando trilha musical ao cenário 2D. Desenhando cenário em 3D. Animando e adicionando trilha musical ao cenário 3D. Desenhando personagem em 2D. Animando e adicionando voz à personagem 2D. Transformando personagem em 3D. Animando e adicionando efeitos sonoros à personagem 3D. Desenhando elementos 2D (moedas, estalecas, armas, etc). Desenhando elementos 3D (armas, troféus, armadilhas, etc). Desenhando botões e menus de interação. Desenhando mapas de fases.

 

OBJETIVO: Este componente curricular visa municiar o profissional de game design, produção cultural, programação e afins, das competências e ferramentas necessárias para a construção de cenários 2D e 3D para jogos digitais, incluindo a categoria de serious games, como simuladores e laboratórios virtuais.

Hardware Básico e Manutenção de Computadores

CARGA HORÁRIA: 80Hrs


EMENTA: Principais grandezas elétricas. Sistema de distribuição de energia elétrica e transformadores. A história do computador. Conceitos de hardware, software e peopleware. Unidade Central de Processamento. Microprocessadores. Discos rígidos. Placas controladoras de HD. Monitores de vídeo. Impressoras.

 

OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivo preparar o futuro profissional de informática a montar e prestar manutenção em microcomputadores pessoais (PC desktops) e seus principais periféricos.

Ilustração e Criação de Imagens Vetoriais - Adobe Ilustrador

CARGA HORÁRIA: 80Hrs

EMENTA: Conceito de imagens vetoriais e de bitmaps. História e versões do Adobe Illustrator. Recursos do Adobe Illustrator. Configuração do projeto. Espaço de Trabalho. Caixa de Ferramentas. Manipulando os Painéis. Ajuste da ordem dos painéis. Restauração da configuração inicial. Salvamento e abertura de um projeto. Figuras geométricas. Ferramenta Retângulo. Ferramenta Elipse. Ferramenta Polígono. Ferramenta Estrela. Barra de Controle. Painel Transformar. Ferramenta Seleção. Movimentação, rotação e redimensionamento de objetos. Preenchimento e contorno de objetos. Ferramenta Zoom. Ferramenta Mão. Agrupamento e desagrupamento de objetos. Guias precisas e guias inteligentes. Ferramenta Seleção direta. Deslocamento da posição dos objetos. Painel Pathfinder para Combinação de formas. Importação de arquivos. Configurações do projeto. Painel Símbolos. Alinhamento e Distribuição. Ferramentas Borracha, Tesoura e Faca. Camadas ou Layers. Ferramenta Tipo. Frases Independentes. Caixas de texto. Painel Caracter. Painel Parágrafo. Alteração da cor de texto. Textos inseridos em formas e em contornos. Transformação de letras minúsculas em maiúsculas. Divisão de textos em colunas. Criando envelopes. Inserção de objetos em textos. Ferramenta Pincel. Painel Pincéis. Ferramenta Pincel irregular. Criação de Pincel. Trace de Imagem para vetorização automática. Varinha mágica. Ferramenta Malha. Ferramenta Laço. Seleção de pontos de forma livre. Remoção de pontos da Ferramenta Malha. Ferramenta Balde de tinta em tempo real. Modos de desenho. Ferramenta Caneta. Ponto âncora. Conversão e propriedades de pontos de ancoragem. Vetorização. Organização em camadas. Ferramenta Caneta para vetorização. Ajustes de contorno e preenchimento. Mesa digitalizadora. Efeito 3D. Transformação de objeto 2D em 3D. Efeitos Extrusão, Bisel, Revolução e Giro. Perspectiva linear. Ferramenta Grade de perspectiva. Inserção de formas e objetos na perspectiva. Remoção da grade de perspectiva. Ferramenta Gráfico de colunas. Alterando do tamanho, do tipo e dos dados de um gráfico. Máscaras. Painel Transparência. Painel Máscara de opacidade (Canal Alfa). Ferramenta Mesclagem. Expansão de objetos. Efeitos do Illustrator e do Photoshop. Painel Aparência. Propriedades. Ordem das propriedades. Painel Estilos de gráfico. Galeria de texturas. Edição de formas. Ferramentas Largura, Deformar, Redemoinho, Esvaziar, Inflar, Guirlanda, Guirlanda, Vincar, Refletir, Alterar Forma, Construtor de formas. Transformação de textos em curvas. Fechamento de arquivo. Exportação de projetos para JPG/JPGE, Flash e Photoshop.

 

OBJETIVO: Ao término deste programa você será capaz de ilustrar impressos e outros tipos de trabalhos gráficos digitais por meio do Adobe Illustrator, sendo capaz de produzir imagens vetoriais desenhando à mão livre, integrando o trabalho de ilustração a outras ferramentas como o Photoshop e o Flash.

Lógica de Programação

CARGA HORÁRIA: 80Hrs


EMENTA: Linguagens de Programação. Representação gráfica e textual de algoritmos. Operações e expressões alfanuméricas. Estruturas Condicionais SE. Estruturas Repetitivas com Cadeias de Caracteres. Vetores. Matrizes. Arquivos de Dados. Procedimentos. Funções.

 

OBJETIVO: Esta disciplina visa introduzir o futuro profissional de informática e ciências afins no universo da programação de computadores, começando pelo desenvolvimento de algoritmos estruturados e a lógica de programação.

Programação em Unity

CARGA HORÁRIA: 80Hrs


EMENTA: Fundamentos do Unity. Baixando e instalando o Unity 3D. Janelas e Painéis do Unity. Importando um projeto pronto. Modos de visualização de um projeto Unity. Câmeras e objetos de um projeto. Testando o projeto em modo game. Otimização de Painéis. Criando um novo projeto em Unity. Inserindo elementos em um projeto. Adicionando materiais ao projeto. Redimensionando objetos. Objetos de Terceira Pessoa. Rotação e Posicionamentos. Movimentando personagem na cena. Desenvolvimento de Jogos em Unity: do início ao término.

 

OBJETIVO: Ao término dos estudos deste conteúdo, o futuro profissional da área de game design terá se apropriado das técnicas de programação na linguagem Unity, sendo capaz de desenvolver jogos de computadores e simuladores em 2D e 3D, inserindo-se em um mercado emergente que não para de crescer no Brasil e no mundo.

Tecnologias e Linguagens de Banco de Dados

CARGA HORÁRIA: 80 Hrs


EMENTA: 

Funcionalidades dos SGBDs. Ambientes de Gerenciamento de Banco de Dados. Requisitos de servidores de banco de dados. Instalação e configuração do MySQL. Manipulando Estruturas de Tabelas. Relacionamento entre Tabelas e o comando Select. Stored Procedure. Triggers. Views.

 

OBJETIVO: 

Esta disciplina tem por finalidade capacitar o profissional de informática a instalar, configurar e manipular o SGBD MySQL com vistas a utilizá-lo na atividade de programação.

Redes Sociais Digitais

CARGA HORÁRIA: 80 Hrs


EMENTA:

Interatividade e colaboração no ciberespaço. Redes sociais digitais: definição e história. Tipos e finalidade das redes sociais digitais. As formas de atuação nas redes sociais. Redes sociais como ferramenta de negócios. Publicidade e redes sociais digitais. A importância da gestão de dados. CRM e o marketing direto. Redes sociais digitais e a geração de conteúdo. Digital persona: o que é e para que serve. Métricas digitais em redes sociais. Como incrementar os indicadores de engajamento. Monitoramento estratégico e o papel do social listening. Formas de monitoramento das redes sociais. Crise e comunicação em rede. Prevenção e gestão de crise.


OBJETIVO: : O objetivo deste conteúdo é capacitar o futuro social media nas técnicas e boas práticas do gerenciamento das redes sociais digitais, visando à geração e incremento de negócios por meio do engajamento do público e do monitoramento das interações.

Eletricidade Básica

Carga Horária: 80hrs

EMENTA: Grandezas Elétricas. Condutores, Isolantes e Semicondutores. Tipos de Eletricidade e Fontes de Energia. Resistores, Indutores e Capacitores. Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff. Circuitos em Corrente Contínua. Circuitos em Corrente Alternada. Potência em Circuitos CC e CA. Transformadores e Sensores. Geradores. Motores de Corrente Contínua. Motores de Corrente Alternada. Dispositivos Elétricos. Aterramento. Instalação Elétrica Residencial. Regras de Segurança para Evitar Acidentes.

OBJETIVO: Serão abordados conteúdos teórico-práticos primordiais para todo e qualquer estudante ou profissional das áreas de eletricidade, mecânica, edificações, construção civil, mecatrônica, produção, entre outras áreas técnicas e de nível superior ligadas às engenharias e afins, abordando, desde os conceitos mais fundamentais sobre as grandezas elétricas, até os circuitos, dispositivos e instalações de baixa potência.

 

Interpretação de Desenho Técnico

CARGA HORÁRIA: 80Hrs


EMENTA: Introdução ao desenho técnico, conceitos e aplicações. Definição de figuras, planos, sólido geométrico, perspectiva geométrica, projeção ortogonal e utilização de linhas. Conceito de perspectiva geométrica, projeção ortogonal e utilização das linhas além de apresentar a metodologia de cotagem de desenho técnico. Diferenças entre desenho técnico mecânico e arquitetônico. Normatização referente ao desenho técnico e pontos importantes. Descrição dos instrumentos utilizados no desenho técnico. Construções geométricas e planificação de sólidos. Definição e utilização de escalas. Interpretação de desenhos técnicos e casos práticos de aplicação de desenho técnico. Software Autocad e outros softwares utilizados. Vocabulário e simbologia referente ao desenho técnico e requisitos para o profissional de projetos.

 

OBJETIVO:  Este componente curricular foi desenvolvido para todo e qualquer estudante ou profissional que deseja se apropriar da fundamentação teórica do desenho técnico, quer como preparação para cursos e disciplinas mais aprofundadas neste tema, quer para a simples capacitação sobre como ler e interpretar plantas arquitetônicas e executivas.

Programação em CLP

CARGA HORÁRIA: 80Hrs


EMENTA: 

Controladores lógicos programáveis. Funcionamento e arquitetura básica. Norma IEC. Estrutura do software de programação em CLP. CLP no controle industrial. Dispositivos de entrada e saída. Fundamentos de sistemas digitais. Linguagem textual. Linguagem gráfica.

 

OBJETIVO: A finalidade deste componente curricular é capacitar estudantes e profissionais a lidar com o universo dos controladores lógicos por meio da programação, fornecendo suporte para o projeto e a implementação de programas na linguagem CLP.

Robótica

CARGA HORÁRIA: 80hrs

EMENTA: 

Histórico, conceituação, caracterização. Tipos de robôs. Estrutura mecânica: transmissões, elementos terminais (sensores e atuadores) específicos de sistemas robóticos. Sistemas de visão robótico. Programação e integração de unidades robóticas colaborativas.

 

OBJETIVO: 

Este conteúdo visa propiciar ao discente a obtenção de conhecimentos teóricos e práticos que o habilite ao exercício profissional no campo da Robótica, abordando temas que permitam compreender os fundamentos e as unidades robóticas, os sistemas mecânicos, a visão computacional e os Robôs Colaborativos.

 

Ambiente Para Desenvolvimento Para Web

Carga Horária: 80hrs

 

EMENTA: Arquitetura cliente-servidor. Arquitetura web. HTTP server. WEB standards. HTML. Cascading style setas (CSS). Javascript. IDEs. PHP. Noções de máquinas virtuais. Noções de Java.

OBJETIVO: No mundo do e-commerce a internet surge como um dos mercados mais promissores de trabalho. Das microempresas às multinacionais, todas estão buscando pessoas competentes que sabem lidar com o desenvolvimento web. Este conteúdo visa preparar o profissional de informática para imergir no mundo do desenvolvimento de sites e sistemas para Internet, iniciando pelo entendimento do ambiente de desenvolvimento, seus protocolos, arquiteturas e interfaces de programação.

Business Intelligence

Carga Horária: 80hrs

EMENTA: Introdução aos conceitos e aplicações de tecnologias Business Intelligence (BI): visão empresarial, ferramentas computacionais e relação com sistemas de gestão como Data Warehouse e Data Mining.

OBJETIVO: Esta disciplina tem como objetivo munir o egresso do conhecimento acerca dos conceitos e aplicações tecnológicas de Business Intelligence (BI), conhecendo as principais ferramentas computacionais e sua relação com sistemas de gestão e as ferramentas de Data Warehouse e Data Mining.

 

Cabeamento Estruturado

Carga Horária: 80hrs

EMENTA: Estruturando as Redes de Computadores. Tipos de redes quanto à topologia. Conceitos fundamentais sobre o modelo OSI. Lançamento e Acomodação de Cabos de Rede. Roteadores. Switches. Redes Wi-Fi. Certificação Profissional. Subsistemas do Projeto de Cabeamento Estruturado.

 

OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivo formar o profissional de infraestrutura de redes no que diz respeito às atividades de projeto, instalação e manutenção em sistemas de cabeamento estruturado e redes Wi-Fi.

Criatividade

Carga Horária: 80hrs

EMENTA: Fundamentos da criatividade. Aplicação prática da criatividade no processo de design, com ênfase na geração de ideias inovadoras. Expressão criativa na arte, explorando técnicas e materiais artísticos. Inovação arquitetônica, a relação entre criatividade e soluções inovadoras para desafios urbanos e ambientais. Desenvolvimento de projetos criativos e originais em todas as áreas, estimulando a sensibilidade estética, funcionalidade e sustentabilidade.

OBJETIVO: Este conteúdo visa desenvolver nos alunos a capacidade de pensar de forma criativa e inovadora no contexto do design, arte e arquitetura, estimulando a geração de ideias originais, a aplicação de técnicas e métodos criativos, e o desenvolvimento de projetos que demonstrem sensibilidade estética, funcionalidade, sustentabilidade e diálogo com o público.

 

Crimes Cibernéticos e Técnicas Forenses

Carga Horária: 80hrs

EMENTA: Construção histórica dos crimes cibernéticos. Crimes cibernéticos e a legislação no Brasil e no Mundo. Procedimentos de investigação dos crimes cibernéticos. Crimes cibernéticos e seus reflexos no Direito Brasileiro. Perícia Forense. Definição de Perícia Forense. Aspectos jurídicos envolvidos na Perícia Forense. Tipos de crimes cometidos utilizando dispositivos computacionais. Os desafios da perícia forense. Técnicas forenses nos crimes cibernéticos. A atuação do perito. Estudo das técnicas forenses. Técnicas para preservação de evidências. Dificuldades que podem surgir durante a investigação. Técnicas antiforenses nos crimes cibernéticos. Evolução tecnológica. Criptografia. Saneamento de discos. Esteganografia. 

 

OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivo capacitar o profissional de direito e de tecnologia da informação a lidar com as técnicas investigativas de crimes cibernéticos.

 

Desenho Artístico á Mão Livre

Carga Horária: 80hrs

EMENTA: Introdução ao desenho digital, seus conceitos básicos, apontamentos históricos e ferramentas utilizadas para a criação. A diferença entre desenho e ilustração. O desenho digital: formas, cores, traçados, preenchimento, enquadramento, volume, proporção, iluminação, perspectiva, espaço, personagens. O processo de composições de um desenho digital: do esboço á arte final. O desenho e seu papel no Design.

OBJETIVO: Este conteúdo visa desenvolver no estudante habilidades para criar desenhos digitais profissionais, utilizando ferramentas e técnicas apropriadas para aplicar formas, cores, traçados, preenchimento, enquadramento, volume, proporção, iluminação, perspectiva e espaço na criação de personagens e cenários.

 

Design Thinking

Carga Horária: 80hrs

EMENTA: Design thinking: princípios e fundamentos. Etapas do processo de design thinking. Empatia e compreensão do usuário. Ferramentas.  Ideação e criatividade. Geração de ideias. Seleção e priorização de ideias. Prototipagem rápida: teste e refinamento, implementação e execução. Planejamento de implementação. Colaboração e trabalho em equipe. Gerenciamento de mudanças. Avaliação de resultados. Aplicação avançada e inovação contínua. Design thinking avançado. Cultura de inovação. Aplicação setorial. Projeto de solução com design thinking.

OBJETIVO: Este conteúdo visa desenvolver a compreensão e proficiência dos alunos na metodologia do Design Thinking, capacitando-os a abordar problemas complexos de forma criativa, empática e eficaz, aplicando as etapas do processo e ferramentas pertinentes para a solução de desafios reais.

 

Eletrônica Analógica

Carga Horária: 80hrs

EMENTA: Elementos e grandezas envolvidas na eletrônica analógica. Campos eletrostáticos. Potencial elétrico. Campos magnéticos e eletromagnéticos em meios quaisquer. Diodos. Transistores e elementos de eletrônica analógica.

OBJETIVO: Esta disciplina visa desenvolver a capacidade e a habilidade no aluno para identificar, equacionar e resolver problemas eletromagnéticos no cotidiano e no contexto da eletrônica analógica, abordando os conceitos mais gerais dos princípios físicos da teoria eletromagnética, necessários para o desenvolvimento da eletrônica analógica.

 

Eletrônica Digital

Carga Horária: 80hrs

EMENTA: Sinais. Circuitos digitais. Sistemas numéricos. Números binários e sistema hexadecimal. Códigos BDC e Gray. Conversões. Álgebra booleana. Portas lógicas. Aritmética digital. Lógica programável. Soluções computacionais. Processamento de sinais. 

OBJETIVO: A proposta desta disciplina é a capacitação de estudantes e profissionais nos princípios, tecnologias e modus operandi da eletrônica digital.

Eletrônica Industrial

Carga Horária: 80hrs

EMENTA: Tipos de conversores. Eletrônica de potência. Chaves seccionadoras. Simulação em sistemas eletrônicos. Cálculo de potência, energia, indutores e capacitores. Tipos de ondas (senoidais e não senoidais), fator de potência e potência aparente. Retificadores de meia onda de carga resistiva e de resistiva-indutiva.  Retificador de fonte indutiva, carga e de meia onda com filtro capacitivo. Retificadores de onda completa, de uma fase de onda completa e os controlados de onda completa. Retificadores trifásicos e os retificadores trifásicos controlados. Controladores monofásicos e trifásico. Controle de velocidade de motores de indução. Conversores Boost e Buck. Conversores Buck e Buck-Boost. Tiristores. Conversores de fonte completa. Inversores de onda quadrada e de distorção harmônica. Inversores de meia ponte e de múltiplos níveis.

OBJETIVO: Esta disciplina visa propiciar ao educando compreender os componentes mais utilizados na eletrônica industrial, caracterizando-os, bem como determinando suas particularidades e aplicações.

 

Engenharia de Software

Carga Horária: 80hrs

EMENTA: Princípios que orientam a prática. Entendendo os requisitos. Modelagem de requisitos. Conceitos de design. Conceitos de qualidade. Técnicas de revisão. Garantia de qualidade de software. Estratégias de teste de software. Modelos de processos. Gerenciamento de configuração de software. Métricas do produto. Métricas de processo. Conceitos de gerenciamento de projetos. Métricas do projeto. Estimativa para projetos de software. Manutenção e reengenharia. 

OBJETIVO: Esta disciplina visa propiciar conhecimentos e habilidades ao estudante para analisar, avaliar e adaptar a teoria e prática de engenharia de software para a produção e distribuição de software de forma profissional.

 

Fotografia e Imagem

Carga Horária: 80hrs

EMENTA: Tipos de câmeras. Estrutura básica da câmera. Objetivas. Exposição fotográfica. Controles de Exposição. Luz e Iluminação. Fotometria.

OBJETIVO: Este componente curricular aborda as técnicas e equipamentos de fotografia, ensinando o aluno a ajustar os controles de exposição para obter a melhor qualidade de imagem possível, além de enxergar diferentes tipos de luz e montar a melhor iluminação para fotografias de produtos.

 

Inteligência Artificial

Carga Horária: 80hrs

EMENTA: História e princípios fundamentais da IA. Como a IA trata a incerteza e como toma decisões. Processos de aprendizado da IA. Apresentação dos modelos avançados de comunicação. 

 

OBJETIVO: Esta disciplina visa introduzir o estudante ou profissional de informática e ciências afins no mundo da Inteligência Artificial.

 

Análise de Circuitos Eletroeletrônicos

Carga Horária: 80hrs

EMENTA: Lei de Ohm. Leis de Kirchhoff. Análise de Circuitos Elétricos Simples. Teoremas Fundamentais dos Circuitos Elétricos. Técnicas de Análise de Circuitos Elétricos. Capacitores e Indutores. Relações Íntegro-Diferenciais para Circuitos RLC. Dualidade.

OBJETIVO: Esta disciplina visa fornecer ao aluno o conhecimento da teoria dos circuitos, proporcionando-lhe a capacidade de ele mesmo interpretar e analisar circuitos eletroeletrônicos, aplicando, dimensionando e especificando seus componentes para a operacionalização de equipamentos.

 

Design, Ergonomia, Antropometria e Acessibilidade

Carga Horária: 80hrs

EMENTA: Design e ergonomia, conceitos e relação. Antropometria. Acessibilidade e design  inclusivo. Legislação e normas de acessibilidade. Design e ergonomia aplicados. Desenvolvimento de projetos de design e ergonomia. Metodologias de projeto de produtos e serviços com foco na ergonomia e acessibilidade.


OBJETIVO: Este conteúdo tem como objetivo apresentar aos alunos uma compreensão abrangente sobre design, ergonomia, antropometria, acessibilidade e design inclusivo, legislações e normas de acessibilidade, bem como a aplicação de metodologias de projeto de produtos e serviços com foco na ergonomia e acessibilidade.

 

História da Arte e do Design

Carga Horária: 80hrs

 

EMENTA: 

Evolução da Arte e do Design, desde as suas origens até a atualidade, compreendendo a relação entre o contexto histórico e cultural e a produção artística e de design. Arte e design desde a pré-história até os movimentos contemporâneos. Principais movimentos e tendências em Arte e Design, bem como as influências e contribuições desses movimentos para a cultura e a sociedade.

OBJETIVO: O objetivo deste conteúdo é conduzir os estudos do aluno sobre a evolução da Arte e do Design, desde as suas origens até a atualidade, assim como conhecer os principais movimentos e tendências em Arte e Design, e as influências e contribuições desses movimentos para a cultura e a sociedade.

 

Linguagem de Programação para Web

Carga Horária: 80hrs

EMENTA: Definição e Ambiente PHP. Sintaxe Básica do PHP. Estruturas Condicionais. Funções e Procedimentos em PHP. PHP orientado a Objetos. Funções e Bibliotecas do PHP. Segurança de Dados em PHP.


OBJETIVO: Esta disciplina visa introduzir o aluno, futuro programador, no universo do desenvolvimento de sistemas para Internet, por meio da linguagem PHP, tornando-o capaz de elaborar programas simples com acesso a banco de dados.

 

Lógica de Programação Avançada

Carga Horária: 80hrs

EMENTA: Algoritmos. Lógica de Programação. Linguagens. Operadores. Estruturas de dados. Estruturas de repetição. Estruturas de controle de dados. Vetores. Matrizes. Ordenação. Busca. Arquivos.

 

OBJETIVO: Este conteúdo tem por finalidade fornecer um panorama detalhado a respeito dos algoritmos relacionados à programação de softwares em geral, possibilitando um conhecimento avançado para os desenvolvedores de programas computacionais aplicarem lógica de programação estruturada independentemente de em que linguagem pretendam codificar esses programas.

Lógica de Programação Orientada a Objetos

Carga Horária: 80hrs

EMENTA: Algoritmos. Lógica de Programação. Linguagens. Classes. Objetos. Construtores. Métodos. Propriedades. Herança. Polimorfismo.

 

OBJETIVO: Este conteúdo tem como objetivo capacitar o estudante de ciências da computação e áreas afins a estruturar a lógica algorítmica de programas computacionais utilizando o paradigma da programação orientada a objetos.

 

Programação de Jogos Digitais para Consoles

Carga Horária: 80hrs

 

EMENTA: História e cenários atuais do desenvolvimento nacional e internacional de jogos digitais para consoles. Componentes de um videogame. Engines. Unity. Unreal. Desenvolvimento de sprites e modelos 2D e 3D. Aplicação de materiais em jogos. Adição de áudios em jogos. Programação em C# (recursos básicos aplicados a games). Cenários e elementos de um jogo. Programação de atores (player e inimigos). Debug de um jogo. Teste de um jogo.

 

OBJETIVO: Ao término deste componente curricular é esperado que o aluno tenha aprendido as características e conceitos que o permitam desenvolver de jogos digitais para consoles, utilizando engines como Unity e Unreal.

Projetos de Redes

Carga Horária: 80hrs

EMENTA: Introdução e conceitos básicos de Rede de Computadores. IP e MAC. Rede LAN, MAN e WAN. IOT. Internet. Como ocorre o tráfego na internet. Backbones.  Cabeamento.  Tipo de Cabos. Padronização dos cabos (568A e 568B).  Equipamentos de redes e funcionalidades. A rede WiFi.  Roteadores, repetidores e Switches. Protocolos OSI e TCP-IP. Protocolo IPV4 e IPV6. Configurando rede LAN no Windows. Configurando rede LAN no Linux. Segurança em rede de computadores. Desenvolvendo projeto físico de rede cabeada. Elaborando projeto lógico de rede com servidores Windows e Linux.

 

OBJETIVO:  Esta disciplina visa capacitar o aluno ou profissional de informática a projetar, instalar e configurar redes de computadores, considerando os ambientes Windows e Linux, além das técnicas e ferramentas para segurança de dados.

Roteirização de Jogos Digitais

Carga Horária: 80hrs

EMENTA: Introdução aos jogos digitais. A teoria dos jogos digitais. Os tipos e formatos de jogos digitais. Visão geral do desenvolvimento dos jogos. Regras dos jogos digitais. Tipos de regras dos jogos digitais. Conceito e elementos do gameplay. A importância do gameplay. Roteiros versus estilos de jogos. Técnicas de elaboração de roteiros para jogos digitais. Limites e perspectivas na criação dos roteiros. Formas narrativas adotadas nos jogos digitais. Aplicação das técnicas de roteirização de jogos digitais. Story boards no desenvolvimento de jogos digitais. Adaptação dos roteiros para o desenvolvimento de jogos.

 

OBJETIVO: Ao término dos estudos deste conteúdo, você será capaz de construir roteiros para o desenvolvimento de jogos digitais, aplicando as melhores práticas de interpretação e elaboração desses roteiros para uma melhor jogabilidade (gameplay).

 

Sistemas Digitais

Carga Horária: 80hrs

 

EMENTA: Fundamentos dos sistemas digitais. Sinais. Grandezas Digitais. Circuitos digitais. Sistemas numéricos. Números binários e sistema hexadecimal. Códigos BDC, Gray e ASCII. Conversões entre bases. Álgebra booleana. Portas lógicas. Aritmética digital. Noções de VHDL.

 

OBJETIVO: A finalidade deste componente curricular é capacitar estudantes e profissionais a lidar com o universo dos sistemas digitais, fornecendo-lhes suporte para que alcancem o domínio da estrutura, da representação e do projeto de um sistema digital.

 

Sistemas Multimídias

Carga Horária: 80hrs

 

EMENTA: Conceitos de multimídia e sistemas multimídia. Arquitetura e aplicações multimídia, classificação dos tipos de sistemas multimídias. Dispositivos de entrada e saída em ambientes multimídia. Fundamentos do processamento de imagens. Fundamentos de animação. Fundamentos de processamento de som. Critérios de seleção de soluções multimídia. Recursos básicos de softwares de autoria. Noções de ambientes de realidade virtual. 

 

OBJETIVO: Esta disciplina visa formar o profissional de multimídia, abordando as tecnologias para a produção audiovisual, com múltiplas aplicações em várias áreas científicas e tecnológicas, como educação, TI e produção artística e cultural.

 

Software Gráficos

Carga Horária: 80hrs

 

EMENTA: Fundamentos da sociologia da educação. Teorias sociológicas, desigualdade social. Transformações sociais. Instituições e Processos educacionais. Agente de transformação social. Políticas educacionais. Relação entre o mercado de trabalho e a educação. Processos de socialização na escola. Cultura escolar e as práticas pedagógicas. Violência e o bullying nas instituições educacionais. Tecnologias digitais. Educação, Cultura e Diversidade. Educação intercultural e a valorização da diversidade. Gênero e sexualidade no contexto educacional. Educação inclusiva. Movimentos sociais e a transformação social.

 

OBJETIVO: Este conteúdo visa proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada da Sociologia da Educação, capacitando-os a analisar criticamente as interações entre a escola e a sociedade, os processos de socialização, as políticas educacionais e o potencial transformador da educação na sociedade.

 

Web Design em Wordpress

Carga Horária: 80hrs

EMENTA: Introdução à Internet. Noções de HTML. Programas geradores de páginas HTML. O WordPress. Briefing. Logo e menu. Banners. Corpo do site. Rodapé do site. Exportação de imagens. Criação de divs. Divs logo. Divs menu. Divs banners. Instalação do Apache. Instalação de local host. Exportação de temas para o WordPress. Criação de cabeçalho. Criação de funções. Criação de menus. Criação de rodapés. Criação de páginas. Criação de single. Ajustes no menu da home. Criação e personalização de categorias. Navegação. Criando News. Criando News Query Post. Criação do welcome. Criação de divs no rodapé. Serviços. Soluções. Clientes e último projeto. Bordas e ajustes. Checagem de erros. Mídias sociais. Miniaturas nas News. Criação de formulários. Adição de informações sobre o tema. Upload do tema. Ajustes online do tema. Banners animados. Publicação do site.

 

OBJETIVO: Este conteúdo visa formar o desenvolvedor de websites em WordPress, abordando desde a configuração do ambiente de desenvolvimento e servidor, até a implementação do website e seus recursos básicos.

Testes de Software

Carga Horária: 80hrs

EMENTA: Processo de software e suas etapas. Qualidade de Software: conceitos, fatores e garantia da qualidade. Ciclo de vida do processo de teste de software. Verificação e Validação. Fundamentos dos testes de software: definições, níveis e técnicas de testes. Teste estruturais e funcionais: conceitos e critérios de teste. Outras técnicas de teste de software: testes alfa, beta e testes não funcionais. Teste de Mutação, orientado a objetos, apoiados por aspectos. e baseado em modelos: conceitos e aplicações. Testes para aplicações web: conceitos e tipos de testes. Testes para dispositivos móveis: engenharia de aplicações móveis e tipos e abordagens de testes. Desenvolvimento orientado a testes. Automação de testes de software. Ferramentas de apoio ao processo de teste.

 

OBJETIVO: Em uma época onde novos softwares e aplicativos não param de ser lançados, este conteúdo vem proporcionar ao desenvolvedor o desenvolvimento de técnicas mais modernas relacionadas à área de teste de software, abordando desde o conceito, até as ferramentas de automação de testes.

Big Data e Ciências dos Dados

Carga Horária: 80hrs

EMENTA: História e evolução do Big Data. Aplicabilidade das tecnologias de Big Data. Técnicas de visualização de dados.  Onde aplicar Big Data. Conceitos e escopos da ciência de dados.  Princípios e diferenças entre ciência de dados e big data. O papel e a importância do cientista de dados. Aplicações da ciência de dados. Processamento de grandes volumes de dados. Inteligência de negócio para Big Data. Bancos de dados para Big Data. Recuperação de informações. Técnicas de aprendizado de máquina. Gerência de dados e computação na nuvem. Bioinformática. Inovação tecnológica e novas tendências.

 

OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivo capacitar profissionais de TI e de áreas afins a utilizar os princípios e conceitos do Big Data em diversas aplicações do mundo dos negócios.

 

Interface Humano - Computador e User Experience

Carga Horária: 80hrs

EMENTA: Natureza do conhecimento lógico-matemático. Aprendizagem e desenvolvimento em Piaget e Vygotsky. Teorias psicológicas contemporâneas do desenvolvimento e aprendizagem. Educação matemática e a construção do número pela criança. Avaliação e instrumentos avaliativos em matemática.

 

OBJETIVO: Este componente curricular visa preparar o docente a empregar os instrumentos avaliativos das linguagens e da matemática no desenvolvimento educacional de seus alunos.

Introdução a Banco de Dados

Carga Horária: 80hrs

EMENTA: Conceitos e tipos de arquivos. Integridade Referencial. Entendendo o SGBD MS-Access. Criando formulários e consultas. Normalização de dados. Modelo lógico de dados. Modelos e arquiteturas dos bancos de dados. Características e recursos do SGBDS.

 

OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivo introduzir o profissional de tecnologia da informação no universo dos bancos de dados, utilizando as técnicas de modelagem de dados para projetar bancos de dados, além de dar uma visão geral sobre os sistemas gerenciadores e tecnologias de apoio ao gerenciamento de bancos de dados. A disciplina faz um paralelo entre a teoria e as técnicas de construção de banco de dados e as ferramentas mais simples e usuais do dia a dia, como planilhas e gerenciadores de banco de dados domésticos.