Gestão e Negócios
Técnicas de Atendimento em Help Desk
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA:
Curva ABC de Clientes. Como o suporte pode ser usado para aumentar a satisfação e retenção de clientes. O contrato. Catálogo de Serviços. Os clientes. Acordo de Nível de Serviço (SLA ? Service Level Agreement). Sistema de informações. Autoatendimento. Suporte de primeiro, segundo e terceiros níveis. A importância do Profissional de Suporte a Clientes. Perfil desejável do profissional de help desk. Habilidades interpessoais. Habilidades de Relacionamento. Habilidades de Comunicação. Habilidades de audição. Habilidades de questionamento. Habilidades verbais. Atendimento por escrito. Trabalho em equipe. Gestão do conhecimento. Help desk versus service desk. Suporte reativo e suporte proativo. Melhores práticas do ITIL. Detecção de incidentes e registro. Classificação e suporte inicial. Técnica GUT (Gravidade, Urgência e Tendência). Investigação e diagnóstico. Escalonamento funcional. Escalonamento hierárquico. Propriedade do incidente. Acompanhamento e comunicação ao usuário. Resolução e recuperação. Fechamento do incidente. Fatores críticos de sucesso. Gerenciamento de problemas. Garantia da Qualidade: Métricas quantitativas; Métricas qualitativas; Pesquisa de Satisfação de Clientes.
OBJETIVO: Ao término dos estudos deste conteúdo, o aluno poderá alcançar um alto nível de eficiência no trabalho de atendimento a usuários e clientes em um serviço de help desk.
Gestão de Recursos Humanos
EMENTA: Por meio de uma visão holística, introduzir o conceito da administração de cargos e salários, subsistemas de RH, e seus aspectos críticos e posicionamento hierárquico dentro da empresa. Conhecer os fatores de remuneração e sua interação com outras políticas e práticas de gestão de pessoas. Conhecer a relação entre remuneração e motivação do funcionário. Compreender os métodos de avaliação e classificação de cargos. Conhecer tipos de Salários, benefícios e remuneração. Compreender treinamentos e desenvolvimento. Compreender estrutura de carreira, recompensas e incentivos.
OBJETIVO: Esse conteúdo visa transmitir ao estudante ou profissional que deseja trabalhar ou se desenvolver na área de recursos humanos, competências para gerir o desenvolvimento de carreiras em sua organização. São abordados conceitos sobre cargos, salários, benefícios, treinamento e desenvolvimento (T&D) e muitos outros.
Gestão de Recursos Humanos e Carreiras
CARGA HORÁRIA: 80 Hrs
EMENTA:
Por meio de uma visão holística, introduzir o conceito da administração de cargos e salários, subsistemas de RH, e seus aspectos críticos e posicionamento hierárquico dentro da empresa. Conhecer os fatores de remuneração e sua interação com outras políticas e práticas de gestão de pessoas. Conhecer a relação entre remuneração e motivação do funcionário. Compreender os métodos de avaliação e classificação de cargos. Conhecer tipos de salários, benefícios e remuneração. Compreender treinamento e desenvolvimento. Compreender estrutura de carreira, recompensas e incentivos.
OBJETIVO:
Este conteúdo visa transmitir ao estudante ou profissional que deseja trabalhar ou se desenvolver na área de recursos humanos, competências para gerir o desenvolvimento de carreiras em sua organização. São abordados conceitos sobre cargos, salários, benefícios, treinamento e desenvolvimento (T&D) e muitos outros.
Logística de Armazenagem
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA: Definições e conceitos. Armazenagem versus distribuição. Armazenagem versus gestão de estoques. Tecnologias aplicadas à armazenagem. Recebimento. Estocagem. Coleta. Expedição e distribuição. Políticas de gestão de estoques. Previsão de demanda. Modelos de gestão de estoques. Catalogação e codificação dos materiais. Equipamentos de movimentação e dispositivos de armazenagem. Localização, dimensionamento e mobiliário de um armazém. Segurança em armazéns. Conservação de armazéns.
OBJETIVO: Esta
disciplina tem por objetivo capacitar o profissional de logística, compras ou
da cadeia de suprimentos a utilizar técnicas e ferramentas necessárias para a
armazenagem adequada de materiais, incluindo o gerenciamento de estoques.
Marketing e Propaganda Digital
CARGA HORÁRIA: 80 Hrs
EMENTA: Os 4 P's do marketing tradicional. Os 4 P's adicionais do marketing digital. Personas e processos: a experiência do usuário. Posicionamento e performance da marca. As tribos do Facebook e Instagram: como atingi-los? Redes sociais profissionais e o LinkedIn. Como explorar o Youtube e seus youtubers. Podcasts e novas mídias sociais. Compra de cliques no Google AdWords. Campanhas de AdWords nas mídias sociais. Campanhas de AdWords no Youtube. SEO para ganhar cliques de graça. Ferramentas de Inbound marketing. Conversões com e-mail marketing. Análise de conversões. Chat bot e inteligência artificial para captação.
OBJETIVO: Propiciar ao aluno conhecimentos sobre as estratégias de marketing e propaganda digital para a sua aplicabilidade no mercado de trabalho.
Marketing Eletrônico e Internacional
Carga Horária: 80hrs
EMENTA:Conceitos básicos de marketing. Marketing internacional. Ambiente econômico, social e cultural no contexto internacional. Ambiente político, jurídico e normativo no contexto internacional. Sistemas de informação no marketing internacional. Decisões sobre segmentação e determinação de alvos. Elementos estratégicos de vantagem competitiva. Análise e estratégia competitiva. Decisões de produto no marketing internacional. Decisões de precificação no contexto internacional. Distribuição e logística no contexto internacional. Decisões de promoção no contexto internacional. Modelos de negócios digitais. Planejamento de marketing digital. Ferramentas de marketing digital. Tendências em marketing digital.
OBJETIVO: Esta disciplina visa levar o conhecimento e desenvolver habilidades na área de marketing aplicado às relações internacionais, utilizando ferramentas tecnológicas.
Métricas de Marketing
CARGA HORÁRIA: 80 Hrs
EMENTA:
Conceito de Métrica. Razões para utilizar. Oportunidade e desempenho. Participações em corações, mentes e mercados. Margens e lucros. Gerenciamento de produtos e de portfólio. Rentabilidade do cliente. Gerenciamento da equipe e do canal de vendas. Estratégias de preços. Promoção. Métricas da mídia. Marketing e finanças. O raio-x das métricas de marketing.
OBJETIVO: O objetivo desta disciplina é capacitar o profissional de marketing a se apropriar das métricas dos principais indicadores de desempenho do marketing empresarial.
Organização Empresarial
CARGA HORÁRIA: 80 Hrs
EMENTA:
Constituição das empresas. Organogramas. Recursos humanos. Processos empresariais. Produtos de uma empresa. Marketing e vendas. Finanças empresariais. Contabilidade empresarial. Compras empresariais. Comunicação empresarial. Informatização empresarial. Teorias da administração aplicadas. Globalização. Qualidade. Normas e certificações internacionais. Empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.
OBJETIVO:
Este conteúdo proporciona uma compreensão holística sobre as empresas no contexto do mercado competitivo, indo além de conceitos e teorias clássicas, partindo de seus principais fundamentos, como sua constituição, seus recursos humanos, o marketing, as vendas, as finanças e a contabilidade.
Técnicas de Atendimento e Teleatendimento ao Cliente
CARGA HORÁRIA: 80 Hrs
EMENTA:
Conceitos de teleatendimento. Televendas e telemarketing. Telemarketing ativo e passivo. Perfil do profissional de atendimento presencial. Perfil do profissional de teleatendimento. Técnicas de atendimento ao cliente. Programação neurolinguística na resolução de conflitos. Técnicas de negociação. Linguagem verbal e não-verbal no atendimento. Ambiência e funcionalidade de um call-center. Equipamentos e dispositivos de teleatendimento ? aspectos ergonômicos. Legislação do trabalho em call-center. Sistemas de CRM. URA ? Unidade de Resposta Audível. Inteligência artificial aplicada ao teleatendimento (chat bots em sites, mensagens instantâneas e redes sociais). Oportunidades de negócio em teleatendimento. Teleatendimento virtual versus humano ? tendências.
OBJETIVO:
Em um mundo globalizado e extremamente competitivo, as empresas precisam se esmerar em atender bem seus clientes. Mas, além de atender com qualidade, é necessário fazer isto com rapidez e eficiência, por isso o teleatendimento se configura como importante ferramenta para elevar o desempenho comercial dessas empresas. Ao término dos estudos deste conteúdo, você poderá alcançar um alto nível de eficiência no trabalho de atendimento e teleatendimento de seus clientes, adquirindo conhecimentos e habilidades no atendimento presencial e a distância.
Técnicas de Vendas
CARGA HORÁRIA: 80 Hrs
EMENTA:
Panorama conceitual de vendas. Conceitos fundamentais de negociação. Condutas para negociações. Gerenciamento e mediação de conflitos. Etapas de planejamento de vendas. Técnicas de vendas. Análise de mercado. Análise de clientes e negociantes. Técnicas de prospecção. Gerenciamento de vendas. Pré e pós-vendas. Perfil do líder de vendas. Gerenciamento de equipes de vendas. Respeito ao Consumidor. Código de ética para vendas. Influência psicológica de compra. Programação Neolinguística para o processo de vendas. Rapport. Acuidade sensorial ocular.
OBJETIVO:
Não há sucesso empresarial ou profissional sem a atividade de vendas. Não importa se você é vendedor ou qualquer outro profissional, vender sempre será uma das atividades mais importantes do seu dia a dia. O objetivo deste conteúdo é despertar o vendedor em você, ensinando-lhe a aplicar as principais técnicas de vendas para qualquer tipo de negócio ou produto a ser vendido.
Gestão da Qualidade
CARGA HORÁRIA: 80 Hrs
EMENTA:
Definição e evolução do conceito de Qualidade. Gestão da Qualidade. A Evolução da Qualidade. Qualidade de Produto. Qualidade de Serviço. O processo da Gestão da Qualidade. Implementando a Qualidade - Ferramentas e Normas. Manutenção| melhoria de padrões: processo de avaliação de projetos TQC. A gestão da Qualidade Total (TQM) . A natureza humana da Qualidade. Estratégia Empreendedora para a Qualidade Total.
OBJETIVO:
Este componente curricular tem por finalidade capacitar o estudante ou profissional de administração e ciência afins quanto ás técnicas e ferramentas do gerenciamento da qualidade nas organizações.
Gestão de Compras e Negociação
Curso Profissionalizante em Gestão de Compras e Negociação
CARGA HORÁRIA: 80 Hrs
EMENTA:
A área de compras e suas atribuições. O relacionamento da área de compras com outros setores. Requisição de materiais e solicitação de compras. Gerenciamento de fornecedores. Cotação e negociação. Processo de gerenciamento de compras. Compra de serviços. Estratégias e processos de negociação.
OBJETIVO:
Este conteúdo disciplinar visa capacitar o profissional a desempenhar as funções de comprador, analista ou gestor de compras, aprendendo as técnicas de negociação e de relacionamento com os fornecedores e demais áreas da cadeia de suprimentos.
Gestão de Estoque
CARGA HORÁRIA: 80 Hrs
EMENTA:
Gestão de estoque, sistemas básicos de estocagem, movimentação e manuseio de materiais no recebimento, processamento e distribuição. Compra: procedimentos, indicadores da gestão do estoque, elaboração de orçamento dos estoques, utilização da curva ABC, cálculo do custo dos estoques, cálculo do giro do estoque e cálculo dos estoques de segurança e lote econômico de compra, contagem de inventário. Apresentação dos tipos de instalações de armazenagem e suas finalidades. Tendências das instalações de armazenagem, análise embalagens e volumes de estoques. Gestão do fluxo operacional e de sistemas. Indicadores de desempenho. Operação e estoque de segurança.
OBJETIVO:
Este componente curricular tem por finalidade capacitar o estudante ou profissional das áreas de produção, logística e de suprimentos a controlar os estoques em unidades de armazenagem.
Gestão de Departamento Pessoal
CARGA HORÁRIA: 80 Hrs
EMENTA:
Conhecimento sobre Folha de Pagamento. Formas de Contrato de Trabalho: documentos exigidos por lei e registro do empregado. Adições e Benefícios que os empregados têm direito e opções pelo empregador. Descontos de impostos obrigatórios por lei e permitidos por lei. Cálculos Trabalhistas de admissão e rescisão de contrato de trabalho.
OBJETIVO:
Esta disciplina tem por objetivo capacitar o estudante ou profissional da área de gestão a realizar os procedimentos de operacionalização e gerenciamento de um departamento pessoal, abordando as rotinas do dia a dia do departamento, assim como as técnicas de preenchimento de guias, o cálculo de verbas rescisórias, etc.
Pesquisa de Mercado
CARGA HORÁRIA: 80 Hrs
EMENTA: Objetivos da pesquisa de mercado. Tipos, características e usos da pesquisa de mercado. O processo da pesquisa. Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa. Estatística aplicada à pesquisa de mercado. Pesquisa de mercado e estratégias de comunicação.
OBJETIVO: Este conteúdo visa preparar o profissional de marketing e ciências afins para diagnosticar o comportamento do consumidor sobre produtos e serviços, empregando metodologias de pesquisa de mercado.
Empreendedorismo
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA: Definições de empreendedorismo: empreendedor (dono do próprio negócio) e intraempreendedor (construindo a sua carreira como funcionário). Características e perfil do empreendedor. Roteiro para abertura de uma empresa (empreendedor individual, micro e pequenas empresas, empresas de grande porte). Construção do plano de negócio. Fontes de financiamento.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivo proporcionar ao aprendente uma série de reflexões acerca do comportamento empreendedor e intraempreendedor, além de capacitá-lo a realizar os procedimentos e cálculos necessários para elaborar um plano de negócio, incluindo sumário executivo e apresentação para pitches com investidores.
Elaboração e Gestão de Contratos
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA:
Contexto
da existência dos contratos. Definição de contrato. Evolução histórica do
conceito de contrato e seus reflexos nos dias atuais. Contrato no Direito
Romano. Contrato no Direito Medieval. Contrato no Direito Moderno. Estrutura de
um contrato e seus princípios enformadores. Objetivos do contrato e sua relação
com princípios fundamentais. Elementos indispensáveis ao contrato e partes
essenciais. Requisitos de validade de um contrato. Identificação de alguns
tipos de contratos na prática. Análise da classificação dos contratos no Código
Civil. Contratos empresariais. Contratos de trabalho. Outros tipos de
contratos. Importância da gestão de contratos. Benefícios da gestão contratual
e boas práticas contratuais. Processos de renovação, rescisão e outras medidas
extrajudiciais. Plataformas de contratos eletrônicos.
OBJETIVO:
Esta disciplina visa preparar o discente para interpretação, elaboração e gestão dos mais diversos tipos de contratos existentes, utilizando conceitos legais para produção e adequação dos mesmos conforme necessidade específica.
Estratégias de Marketing
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA:
Decisões de Produtos. Conceitos de produto. Desenvolvimento e Gerenciamento de produtos. Marketing de Serviços e de organizações sem fins lucrativos. Decisões de distribuição. canais de marketing. Gestão da cadeia de suprimentos. Varejo. Estratégias de promoção e de comunicações. Comunicação. Integrada de Marketing. Publicidade e Relações Públicas. Promoção de Vendas e Venda pessoal. Decisões de Preço, conceito de precificação e decisão do preço correto.
OBJETIVO:
Este componente curricular tem por objetivo municiar o estudante ou profissional de marketing das estratégias competitivas para maximizar os resultados das vendas e do posicionamento institucional estratégico da organização.
Formação de Preços
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA:
Conceito de preço. Composição do preço. Gastos, despesas e custos. Receita e lucro. Aspectos tributários. Impostos municipais. Impostos estaduais. Impostos federais. Margem de contribuição. Ponto de equilíbrio. Margem de segurança. Margem de lucro. Markup. Ciclo de vida do produto. Definindo o método de formação de preço. Adequando o preço.
OBJETIVO: Este conteúdo vai levar você a entender os elementos que compõem o preço de venda de produtos e serviços, os métodos que podem ser utilizados, bem como fazê-lo capaz de defini-los a partir de análises envolvendo custos, receita, lucratividade, e cálculo de margens norteadoras.
Gestão de Equipes
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA:
Fundamentos de uma empresa. Gestão de mudanças: condições e habilidades necessárias. Teorias da liderança: traços e comportamental. Teorias situacionais. Motivação. Comunicação.
OBJETIVO: Esta disciplina visa capacitar profissionais de qualquer área de conhecimento a liderar e gerenciar equipes de trabalho, quer seja no contexto formal, quer em projetos e processos de trabalho naturais.
Gestão de Projetos
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA:
Metodologia de gestão de projetos. Ciclo de vida da gestão de projetos. Planejamento e organização do trabalho do projeto. Ferramentas de planejamento e acompanhamento de projetos. Planejamento de recursos humanos e montagem da equipe. Gerenciamento da equipe. Processos de gerenciamento de projetos.
OBJETIVO:
Gerir projetos é uma atividade inerente à qualquer cargo ou função, aplicável a qualquer porte ou natureza empresarial. Este conteúdo leva o estudante ou profissional à aquisição de técnicas e ferramentas indispensáveis à gestão de projetos de quaisquer tipos, com ênfase no planejamento e administração de equipes de projeto.
Gestão de Serviços de Documentação Hospitalar
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA:
Armazenamento de dados. Documentos de constituição. Documentos de Direção.
OBJETIVO:
Esta disciplina tem por objetivo capacitar o estudante ou profissional da área hospitalar a entender os princípios de gestão de serviços de documentação hospitalar, abordando os documentos utilizados no ambiente hospitalar, os princípios de gestão do conhecimento e de sistemas informacionais aplicados à gestão da documentação hospitalar.
Gestão de Startups
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA:
História e conceito e classificação das startups. Ecossistemas e parques tecnológicos. Etapas de planejamento de uma startup. Etapas de implantação de uma startup. Planejando o ciclo de vida e inovação do produto. Posicionando o produto com marketing digital. Estratégias de vendas e e-commerce. Canais de distribuição de produtos e serviços. Estruturando a sociedade. Atraindo talentos. Liderando pessoas inovadoras. Gestão por competência. Tecnologia da informação e comunicação nas startups. Incubação e aceleração de startups. Estruturando a startup para atração de investimentos. Terceirização da área meio.
OBJETIVO: Este conteúdo visa municiar o estudante, profissional ou empresário dos conceitos e ferramentas fundamentais para planejar, implantar e administrar o crescimento de uma startup, desde o plano de negócio até a aceleração e captação de investimentos.
Liderança e Desenvolvimento de Equipes
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA:
A formação da equipe. Fundamentos do comportamento de grupo. Tipos de equipe. Formação de equipes eficazes. Liderança: Liderança versus chefia. Liderança nas fases de evolução de equipes. Características dos líderes. Estilos de liderança. Conceitos, habilidades e atitudes necessárias ao exercício da liderança aplicáveis à realidade organizacional, alavancadoras da eficiência e eficácia na condução de um negócio. Visão sistêmica imprescindível à gestão dos recursos empresariais. A liderança e os resultados. Mantendo e desenvolvendo a equipe.
OBJETIVO:
Este componente curricular visa capacitar o estudante ou profissional ligado à área de gestão de pessoas a aplicar as técnicas de desenvolvimento da liderança no gerenciamento de suas equipes. Esta disciplina também é fortemente recomendada para todo e qualquer profissional que lidere equipes de trabalho.
Licitações Públicas
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA: Conceito de licitações públicas, seu objeto, sua finalidade, seus destinatários e a obrigatoriedade de licitar. A legislação relacionada com as licitações públicas e os princípios pertinentes. As modalidades e os tipos de licitação e o sistema de registro de preços da administração pública. As fases do procedimento licitatório, incluindo a audiência pública, o edital, a comissão de licitação, a carta-convite, a habilitação dos licitantes, o julgamento das propostas, e a adjudicação ao vencedor. As contratações diretas através da dispensa e inexigibilidade de licitação. A alienação de bens pela administração pública. A substituição, o parcelamento e fracionamento de despesas. A revogação e anulação do procedimento licitatório, o recurso, a representação e o pedido de reconsideração nos procedimentos licitatórios. O processo de licitações para microempresas, empresas de pequeno porte e consórcios públicos. O Regime Diferenciado de Contratações Públicas. As normas gerais aplicáveis às licitações e às contratações de serviços de publicidade. As sanções administrativas e a tutela judicial cabível aos licitantes.
OBJETIVO:
Este conteúdo visa preparar o estudante ou profissional de Direito ou Gestão Pública para entender e aplicar os procedimentos administrativos necessários à condução de um certame licitatório, à luz da Lei 8.666 de 1983.
Jogos Empresariais
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA:
Panorama histórico e os principais conceitos. Classificação e tipos dos jogos de empresa. Estrutura e elementos dos jogos de empresa. Aprendizagem vivencial. Jogos dramáticos.
OBJETIVO:
A aprendizagem ganha bem mais consistência quando ela articula todos os sentidos. Com base nesse princípio, este conteúdo tem por objetivo capacitar o estudante ou profissional da área de gestão e negócios a implementar técnicas e ferramentas vivenciais e dramáticas para gerar competências e habilidades significativas em participantes de treinamento e desenvolvimento gerencial.
Logística Hospitalar
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA:
Breve história dos hospitais. Administração hospitalar. Organização e estruturação administrativa hospitalar. Ferramentas ou instrumentos de suporte para uma gestão eficaz e de qualidade. A gestão do patrimônio e suprimentos. Logística hospitalar.
OBJETIVO:
Este conteúdo visa abordar as técnicas e ferramentas para a gestão da logística em um hospital típico, permeando questões relacionadas à cadeia de suprimentos e os processos de aquisição, além de discorrer sobre os modelos assistenciais e seu impacto da gestão hospitalar.
Mediação de Conflitos nas Organizações
CARGA HORÁRIA: 80 Hrs
EMENTA:
Mediação de conflitos nas organizações: fundamentos, gestão efetiva. Teorias e abordagens. Papel do mediador. Ética e valores. Preparação e planejamento da mediação. Abertura e exploração das questões em conflito. Busca de soluções. Acordo e encerramento da mediação. Conflitos interpessoais e de equipe. Conflitos entre líderes e subordinados. Conflitos com clientes e fornecedor. Conflitos organizacionais e culturais. Princípios éticos. Dilemas éticos e tomada de decisão em mediação. Gestão de emoções. Desafios e práticas avançadas na mediação de conflitos.
Objetivo: Este conteúdo tem como objetivo capacitar os alunos a compreenderem e aplicarem estratégias de mediação de conflitos nas organizações.
Mercado de Seguro
CARGA HORÁRIA: 80 Hrs
EMENTA:
Seguros. Seguro Público versus Seguro Privado. Evolução do mercado de seguros. Mercado contemporâneo de seguros. Sistema Nacional de Seguros Privados. Conselho Nacional de Seguros Privados. Superintendência de Seguros Privados. Outras entidades do setor de seguros. Seguro de pessoas. Seguro patrimonial. Seguro de prestação de serviços. Seguro de renda. Legislação de seguros e contratos. Mix de produtos, parceiros e público do mercado de seguros. Marketing de seguros. Técnicas de vendas de seguros.
OBJETIVO: Este conteúdo visa contextualizar o estudante ou profissional da área de seguros neste rentável e promissor mercado, a partir da discussão de conceitos centrais, bases históricas, estrutura do mercado, classificação de seguros, legislação e estratégias de comercialização aplicadas ao setor.
Liderança e Gestão de Equipes
CARGA HORÁRIA: 80 Hrs
EMENTA:
A formação da equipe. Fundamentos do comportamento de grupo. Tipos de equipe. Formação de equipes eficazes. Liderança: Liderança versus chefia. Liderança nas fases de evolução de equipes. Características dos líderes. Estilos de liderança. Conceitos, habilidades e atitudes necessárias ao exercício da liderança aplicáveis à realidade organizacional, alavancadoras da eficiência e eficácia na condução de um negócio. Visão sistêmica imprescindível à gestão dos recursos empresariais. A liderança e os resultados. Mantendo e desenvolvendo a equipe.
OBJETIVO:
Este componente curricular visa capacitar o estudante ou profissional ligado à área de gestão de pessoas a aplicar as técnicas de desenvolvimento da liderança no gerenciamento de suas equipes. Esta disciplina também é fortemente recomendada para todo e qualquer profissional que lidere equipes de trabalho.
Negociação Comercial e Negócios Eletrônicos
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA:
Como diagnosticar problemas. Transformar as informações e dados coletados em instrumentos para tomada de decisões. Metodologias para resolução de tomadas de decisões. Estilos de negociação de conflitos. Negociação como processo. Técnicas de negociação através da simulação e do estudo de casos. Estudo e compreensão das Técnicas de Negociação, da política de gestão comercial das empresas. Princípios e conceitos básicos do Sistema de Informação mercadológica. Conceitos básicos sobre E - commerce e e - Business. Terminologia específica de informação voltada ao varejo eletrônico. O comércio eletrônico. O mercado virtual. O impacto da internet sobre as estratégias de negócio.
OBJETIVO:
Esta disciplina tem por finalidade imergir o estudante ou profissional da área de gestão e negócios no mundo do comércio eletrônico e dos negócios digitais como um todo.
Trade Marketing
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA:
Desenvolve no aluno a capacidade de
coordenação dos canais de distribuição (desde a origem até o consumidor final),
utilizando processos como a seleção estratégica de canais de distribuição e o
relacionamento com os membros dos canais. O aluno tomará conhecimento de
conceitos, ferramentas e tendências da gestão de canais, abordando aspectos
como distribuição física e eletrônica, gerenciamento de categorias, trade
marketing e redes colaborativas.
OBJETIVO:
Esta disciplina tem por finalidade atualizar o profissional de marketing
e vendas acerca das tendências e estado da arte em termos de canais de
comercialização de produtos, merchandising e outras estratégias de marketing.
Operações de Seguros e Liquidação de Sinistros
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA:
Relação risco e sociedade. Diferença entre perigo, risco e dano. Origem, evolução, definição, características, elementos, classificação, ramos do seguro. Contexto brasileiro de seguros. Regulamentação do setor de seguros e sinistros. Gerenciamento de risco. Planos, contratos, apólices, coberturas e garantias de seguro. Sinistro. Cosseguro. Resseguro. Retrocessão. Liquidação e regulação de sinistros. Previdência. Capitalização. Noções de Atuária. Formação do preço do seguro em suas modalidades. Solvência e Margem de seguradoras.
OBJETIVO: Ao finalizar este componente curricular o estudante estará apto para trabalhar com temas relacionados ao mercado segurador, apontando-lhe a relevância que este mercado possui na economia de nações ao promover a preservação de riquezas, a formação de poupança, e a capacidade de investimentos.
Divisão e Modelagem de Cargos e Salários
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA:
Desenho de cargos nas organizações. Modelos de desenho de cargos. Estrutura de cargos. Os cargos existentes na organização. Os métodos e os processos de trabalho. As responsabilidades dos cargos.
OBJETIVO:
Esta disciplina visa capacitar o estudante ou profissional da área de gestão de pessoas à desenvolver um plano de cargos, carreiras e salários para uma organização.
Cultura e Clima Organizacional
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA:
Conceitos e a importância da cultura e clima organizacional nas organizações. Elementos que compõem a cultura, suas manifestações e impactos no ambiente de trabalho. Aspectos do clima organizacional e suas influências no desempenho, satisfação e engajamento dos colaboradores. Transformação dos fatores intangíveis do clima organizacional em indicadores de desempenho para área de RH.
OBJETIVO: Este conteúdo visa proporcionar ao aluno uma compreensão aprofundada sobre a cultura e o clima organizacional, enfatizando sua importância nas organizações.
Gestão Operacional de Lojas
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA:
Técnicas de guarda e preservação de matérias-primas, componentes e embalagens. Apoio logístico. Atividades típicas de recebimento e expedição de materiais. Inspeção, conferência, preservação e distribuição de material, sucesso do negócio. Conceito e fundamentos da Gestão de Vendas. Papel estratégico e planejamento da área de vendas. Previsão de vendas. Organização e operacionalização da equipe. Determinação das cotas de vendas. Demanda e potencial de mercado. Administração da força de vendas. Importância da comunicação, questões sociais, legais e éticas sobre vendas.
OBJETIVO:
A finalidade desta disciplina é preparar o estudante, profissional ou empresário do segmento varejista a gerenciar uma loja em todas as suas dimensões operacionais e gerenciais.
Cultura Digital para o Mundo do Trabalho
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA: Conceito de hardware e software. Definição de sistemas operacionais. História do computador. Noções de redes de computadores e da Internet. Evolução dos computadores e dos dispositivos móveis. Noções do Windows e suas configurações básicas. Processadores de texto e o MS-Word. Planilhas eletrônicas e o MS-Excel. Geradores de apresentações e o MS-PowerPoint. Computação em nuvem com o MS-OneDrive. MS-Teams. MS-Planner. MS-Outlook. MS-ToDo. MS-PowerAutomate.
OBJETIVO: Este componente curricular tem por objetivo introduzir o profissional à cultura digital para o mundo do trabalho, fornecendo-lhe conhecimentos básicos sobre as principais ferramentas de produtividade para o trabalho colaborativo em corporações que utilizam ambientes baseados nas tecnologias da Microsoft.
Ciência Política
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA: O surgimento do conceito de
política. Política e teoria política na antiguidade. As diferentes dimensões do
objeto da Ciência Política. O Estado moderno e a transformação da política
clássica. Conceitos fundamentais da ciência Política: poder; dominação;
representação; participação; democracia; igualdade; liberdade.
OBJETIVO: Esta disciplina visa criar condições para que o aluno possa analisar de forma crítica a sociedade atual a partir dos conceitos fundamentais da ciência política.
Governo, Gestão e a Estrutura do Poder Público
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA:
Governo e políticas públicas: conceitos, formas de governo, processo político, papel do estado na sociedade. Organização e estrutura, funções e responsabilidades, estrutura administrativa do governo, organização territorial, mecanismos de controle e accountability. Gestão pública. Serviços públicos, as etapas do planejamento. Gestão de pessoas, ferramentas. Políticas públicas, participação social, avaliação de políticas públicas, participação social e do controle social na formulação, implementação e avaliação das políticas públicas.
OBJETIVO: Este componente curricular tem por finalidade gerar conhecimentos e habilidades acerca da gestão aplicada à estrutura do poder público, visando munir o profissional de qualquer área de atuação das ferramentas para reflexão sobre o papel do governo, as práticas de gestão no setor público e a relação entre políticas públicas e sociedade.
Gestão Social, Assessoria e Consultoria
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA: Modelos de gestão. Gestão social nos diversos campos de atuação do serviço social. Concepções e especificidades das políticas, programas e projetos sociais. O processo de descentralização e de controle social dos programas sociais. Assessoria e consultoria.
OBJETIVO: Esta disciplina visa formar profissionais capazes de responder às demandas sociais, na perspectiva de assegurar direitos, democratizar o acesso do cidadão às políticas sociais, por meio da instauração de práticas profissionais competentes, com potencial de produzir conhecimentos e propor alternativas para a transformação da realidade social.
Gestão de Alimentos e Bebidas
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA: Fundamentos e conceitos de gestão de alimentos e bebidas, cardápios estratégicos, controle de estoque, administração de custos. Serviços em alimentos e bebidas: de liderança e comunicação, atendimento ao cliente, operações de cozinha, eventos gastronômicos. Gestão de bebidas: tipos de bebidas, mixologia, controle de qualidade e higiene alimentar, gestão de resíduos ? sustentabilidade, marketing gastronômico, ferramentas do marketing digital. Tendências atuais e futuras na indústria de alimentos e bebidas. Atendimento ao cliente - técnicas para lidar com feedback.
OBJETIVO: Este conteúdo visa capacitar os alunos a compreenderem e aplicarem os princípios fundamentais da administração eficaz de operações gastronômicas, para que estejam aptos a gerenciar de forma estratégica e operacional diferentes aspectos da indústria de alimentos e bebidas.
Gestão de Políticas Públicas
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA: Conceitos de políticas públicas. Abordagens teóricas do estudo das políticas públicas. Direito Público e Direito Privado. Direito Administrativo e Administração Pública. O papel no estado nas economias de mercado. O setor público no Brasil. O sistema de gestão de pessoas no contexto do serviço público. Desafios, tendências e os novos paradigmas da administração de recursos humanos.
OBJETIVO: Este componente curricular aborda conceitos fundamentais relacionados ao Estado e dos princípios constitucionais da gestão e das políticas públicas, visando munir o estudante das competências e habilidades para promover a eficiência na operacionalização e gestão dos serviços públicos.
Comunicação Integrada ao Marketing
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA: Comunicação integrada ao marketing: conceitos, fundamentos, estratégias. Elementos que compõem o CIM, técnicas de planejamento, métricas e indicadores. Publicidade na CIM, campanhas publicitárias, mídias disponíveis, estratégias de promoção de vendas, merchandising. Relações públicas na CIM, gestão da imagem corporativa, eventos e patrocínios, marketing direto e database marketing, relacionamento com o cliente (CRM). Marketing digital na CIM, estratégias online, mecanismos de busca, SEO) e marketing de conteúdo, plataformas e canais de comunicação com os consumidores, resultados das estratégias de marketing digital.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivo fornecer uma visão abrangente das principais estratégias e ferramentas de comunicação utilizadas no marketing, integrando os diferentes canais de comunicação para atingir os objetivos organizacionais.
Gestão de Riscos
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA: Contextualização da evolução do homem e seus conflitos. Principais conceitos e natureza dos riscos. Gerenciamento dos riscos e sua importância. Princípios gerais da gestão de riscos. Processo da gestão de riscos. Objetivos e normas do gerenciamento de riscos. Estrutura e responsabilidades. Causas e consequências. Classificação dos riscos. Processo de avaliação da gestão de riscos. Processo de planejamento. Identificação dos riscos. Matriz de Impacto e Probabilidade de Riscos. Formas de mitigação e controle de riscos. Estudos de caso. Gestão de riscos e a administração pública. Gestão de riscos no meio jurídico. Gestão de riscos na área da saúde. Gestão de riscos no ambiente corporativo.
OBJETIVO: Em qualquer área de atuação profissional, você sempre se deparará com riscos. O objetivo deste conteúdo é empoderar você a gerenciar riscos, mitigando os possíveis impulsionadores de riscos e trabalhando de forma preventiva, com ações estratégicas e pontuais para cada situação que venha a surgir no dia a dia.
Recrutamento, Seleção e Socialização
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA: Conceitos, técnicas e tendências em processos de recrutamento e seleção. Técnicas de seleção. Seleção por competências. Pesquisa interna nas necessidades de RH. Fontes de recrutamento. Tipos de recrutamento. Cultura organizacional. Programas e métodos de socialização organizacional. Qualidade de vida no trabalho.
OBJETIVO: Atrair e selecionar pessoas certas para ocupações certas. Este é o objetivo de todo e qualquer departamento de recursos humanos ou gestão de pessoas. Este também é o objetivo central deste conteúdo, ou seja, levar o conhecimento, as técnicas e as boas práticas para implementar processos de recrutamento e seleção com eficiência
Administração Pública
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA: Origem
e princípios da administração pública. A reforma do estado e a modernização do
setor público. O trabalho na administração pública. Peculiaridades da
administração pública brasileira. Os três poderes. Governança e governabilidade.
As formas de administração pública. Planejamento da administração pública. Organizações
sociais, agências executivas e reguladoras. Normas gerais sobre licitações e
contratos administrativos. Administração pública e a economia. Funcionalismo
público e as terceirizações. Processos e tecnologias na administração pública. Modernização
da máquina pública versus burocracia. Os limites da política sobre a máquina
pública. Ética na administração pública.
OBJETIVO: Este
conteúdo visa fundamentar conceitos e demonstrar práticas relacionadas à
administração pública, abordando desde a história e evolução da máquina
pública, até os aspectos legislativos e jurisdicionais dos organismos públicos
e sua relação com outros tipos de organização social.
Marketing de Eventos
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA:
Conceito de eventos. Eventos
como atividade econômica. Eventos como atividade de marketing. Tipologia dos
eventos. Planejamento e coordenação de eventos. Administração financeira de
eventos. Captação de recursos.
Conhecimento e Utilização do marketing de relacionamento. Papéis básicos
do marketing de relacionamento. O processo de comunicação entre empresa e
cliente. Compreensão das necessidades de relacionamento da empresa. Gestão do
atendimento. Benefícios do relacionamento da empresa. Fatores favoráveis e
fidelização de clientes. Técnica de CRM. Do SAC ao Call Center. Relacionamento
entre grupos. Marketing Direto. Softwares específicos; Análise de empresas
reais. Veículos alternativos. Relacionamentos através das ferramentas. Peças
promocionais.
OBJETIVO:
Esta disciplina visa levar o conhecimento para estudantes
e profissionais de diversas áreas sobre o planejamento e a organização de
eventos, sob o ponto de vista do marketing aplicado a várias modalidades desses
eventos.
Marketing Pessoal e Gestão de Carreiras
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA:
Compreender os relacionamentos: intrapessoal com o autoconhecimento e
interpessoal com o trabalho em equipe. Perceber a aparência, alimentação, sono,
atividade física e o lazer. Explicar sobre a construção de um currículo
profissional e seus elementos fundamentais. Entender sobre as principais redes
sociais da internet.
OBJETIVO:
Conquistar uma vaga no concorrido mercado de
trabalho e manter-se empregável, em uma carreira progressiva e de muito
sucesso. Este é o objetivo de todo e qualquer profissional que precisa vencer
no mundo globalizado. Este conteúdo vai ao encontro deste objetivo, lançando
mão de técnicas e dicas preciosas para você conquistar, manter e evoluir seu
sucesso profissional.
Marketing Político
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA:
Inteligência emocional: técnicas e estratégias.
Desenvolvimento da inteligência emocional. Importância da educação na formação
de pessoas com inteligência emocional. Ambiente de trabalho e inteligência emocional:
vantagens e benefícios. Trabalho em equipe e a inteligência emocional.
Resolução de conflitos com inteligência emocional em situações de estresse e
pressão. Comunicação assertiva e efetiva. Inteligência emocional na vida
pessoal: autoconhecimento, autoestima, autodisciplina e resiliência emocional.
.
OBJETIVO: O objetivo
deste conteúdo é proporcionar ao aluno em todas as áreas, desenvolvimento da habilidade
para analisar os conceitos,
técnicas e estratégias relacionados à inteligência emocional, enfatizando a
importância do seu desenvolvimento na vida pessoal e profissional.
Planejamento de Cardápios
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA:
Fundamentos do
planejamento de cardápios. Importância para a saúde. Tipos de cardápios: cíclicos,
à la carte, degustação, componentes nutricionais, sazonalidade e regionalidade
dos ingredientes. Técnicas
e Estratégias de Planejamento. Necessidades nutricionais
específicas, cardápios visualmente atrativos, orçamentos, cardápios inclusivos.
Diferentes tipos de eventos, hospitais e casas de repouso, respeitando
necessidades específicas, cardápios atrativos e nutricionalmente equilibrados para
restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos. Avaliação e Revisão de Cardápios: análises
nutricionais de cardápios planejados, análise de feedback para aprimoramento
contínuo, tendências e inovações na gastronomia, Avaliação de Sustentabilidade e Ética no
Planejamento.
OBJETIVO: Este conteúdo visa capacitar os
alunos para o desenvolvimento e avaliação de cardápios equilibrados,
nutricionalmente adequados e adaptáveis a diferentes contextos e necessidades,
incorporando princípios de sustentabilidade, ética e inovação.
Planejamento e Controladoria Financeira
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA:
Estrutura para planejamento e controle.
Planejamento: longo prazo, investimentos de capital, orçamento. Custeio ABC.
GECON. Custeio variável. Decisões táticas. Controle: organização, custo padrão
e análise das variações, custos administrativos. Aspectos comportamentais da
avaliação de desempenho.
OBJETIVO:
Esta disciplina proporciona a construção do
conhecimento e a aplicação das técnicas de controladoria no desempenho
financeiro das empresas.
Teoria Geral e Legislação de Seguros
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA:Evolução do Seguro. Princípios Básicos do Seguro. Divisão e Classificação do Seguro. Teorias ligadas ao seguro. Conceito de operação de seguro. Estrutura técnica da operação de seguro. Ramos de seguro. O contrato de seguro. Classificação do contrato de seguro. Princípios específicos do contrato de seguro. Extinção do contrato de seguro. Contrato de seguro e as normas de defesa do consumidor. Procedimento judicial no seguro. Código Civil brasileiro e o contrato de seguro. Considerações especiais aplicáveis a ramos e seguimentos determinados.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por finalidade proporcionar uma visão geral sobre seguros, sua teoria e conceitos fundamentais, e a legislação que o ampara, capacitando o aluno a construir e interpretar contratos de seguro em vários contextos.
Políticas de Segurança Pública
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA: Noções básicas quanto à Segurança Pública. Segurança Pública e Direitos Humanos. segurança pública na Constituição Federal de 1988. Órgãos de segurança pública. Definições importantes quanto à segurança pública. Retrospectiva histórica do Brasil. Crimes patrimoniais. Homicídios. Tráfico. Milícias. Crimes de ódio contra minorias. Crimes de colarinho branco. Sistema prisional e reincidência. Identificação, análise, aplicação e monitoramento de políticas de segurança pública adequadas. Bons exemplos de políticas de segurança pública. Perspectivas para o futuro das políticas de segurança pública.
OBJETIVO: Esta disciplina visa preparar o gestor público e os técnicos da área de segurança pública quanto ao planejamento, aplicação e monitoramento de ações práticas e políticas públicas de segurança para a sociedade.
Planejamento Estratégico
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA: Estratégia empresarial; Escolas da estratégia; Estratégia de mercado; Estratégia competitiva. Estratégia de operações de serviços; Unidade Estratégica; Conceitos planejamento estratégico empresariais com cenários interno, de mercado, economia e concorrência; Processo de Planejamento Estratégico de curto e longo Prazo; Metodologias e elaboração de plano estratégico; Trabalho prático.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivo capacitar o estudante ou profissional de gestão a aplicar as técnicas de gestão e planejamento estratégico nas organizações, compreendendo sua importância e benefícios.
Pesquisa Aplicada a Negócios
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA: Apresentar as ferramentas usadas na gestão. Papel da pesquisa na tomada de decisão. Uso das tecnologias na pesquisa de marketing e no desenvolvimento de novos negócios e novas marcas. Métodos quantitativos e qualitativos aplicados a pesquisa de marketing. Métodos de coleta de dados: pesquisa documental, entrevistas, questionários, observação, experimentação e estudos de caso. Mensuração e escalonamento da pesquisa de marketing.
OBJETIVO: Este conteúdo visa capacitar os estudantes a compreender a importância da pesquisa de marketing na tomada de decisão e desenvolvimento de novos negócios e marcas, apresentando as ferramentas de gestão e tecnologias disponíveis, bem como os métodos quantitativos e qualitativos aplicados à pesquisa de marketing.
Organização e Gestão do Trabalho Industrial
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA: Conceitos e abordagens de organização industrial. Organização e estrutura industrial. Cultura organizacional. Gestão integrada na indústria, desenvolvimento e aplicação. Inovação tecnológica na indústria.
OBJETIVO: Esta disciplina visa abordar o desenvolvimento do trabalho industrial nos contextos global e brasileiro, apresentando os processos ligados à indústria, além da estrutura e organização industrial. Ao término dos estudos deste componente curricular, o aluno será capaz de avaliar os processos industriais, suas tecnologias e a forma integrada dos processos de trabalho, visando à qualidade, saúde, segurança e responsabilidade socioambiental.
Marketing do Serviço e do Varejo
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA: Conceitos gerais de marketing de varejo e serviços. Relações e diferenças de entre marketing de varejo e serviços. Demandas de mercado. Estratégias de marketing de varejo e serviços. Composto de marketing de serviços. Pesquisa de mercado. Plano de ação de marketing na organização. Marketing de serviços e o atendimento ao consumidor. Fatores de tomada de decisões de marketing de varejo e atacado. Marketing de varejo. Tendências em gestão de marketing de varejo. Estratégias de marketing no setor de varejo e atacado. Pesquisa e elaboração do mix de loja. Layout de loja e vitrines. Posicionamento de gôndolas. Técnicas de merchandising. Ferramentas para a tomada de decisão. Varejo tradicional e sua adequação à nova economia (e-commerce). Gestão de canais de venda. Tendências do varejo e do atacado.
OBJETIVO: Esta disciplina visa preparar o estudante ou profissional de administração e áreas afina a aplicar os fundamentos do marketing às operações do comércio varejista e da prestação de serviços.
Marketing de Produtos
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA: Marketing: história e evolução. Conceitos importantes no marketing. O conceito e a filosofia da administração de marketing. O composto de marketing. Conceitos de micro e macroambientes. As variáveis do microambiente. As variáveis do macroambiente. O conceito de miopia em marketing. O que é marketing de produtos. As características e importância do marketing de produtos. O ciclo de vida de um produto e os estágios do marketing de produtos. As estratégias de marketing de produtos. Os modelos de comportamento dos consumidores. As características que influenciam no comportamento dos consumidores. O processo de compra do consumidor de produtos. As tendências do comportamento dos consumidores.
OBJETIVO: Nesse componente curricular o aluno vai aprender sobre o marketing de produto, desenvolvendo assim desenvolver conceitos e habilidades que ajudarão a compreender e solucionar problemas relacionados ao marketing de produtos.
Habilidades Socioemocionais Aplicadas ao Mundo do Trabalho
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA: Panorama geral das habilidades socioemocionais. Conceitos básicos e à importância das habilidades socioemocionais, definição e relevância no contexto profissional. Cenário atual do mundo do trabalho. Classificações das habilidades socioemocionais. Benefícios e os impactos positivos do desenvolvimento socioemocional. Autoconhecimento e Autogestão. Autoconsciência e reconhecimento emocional. Autorregulação e o controle emocional. Autonomia e proatividade, resiliência e adaptação. Habilidades Sociais e Relacionamento. Empatia e escuta ativa. Comunicação assertiva. Trabalho em equipe e colaboração. Estratégias para resolver conflitos de forma construtiva. Tomada de Decisão e Responsabilidade Social. Decisões e impactos mais amplos. Pensamento crítico. Ética e integridade. Técnicas para solucionar problemas complexos. Reflexão sobre a cidadania organizacional. Sustentabilidade e responsabilidade social.
OBJETIVO: Este conteúdo visa desenvolver e aprimorar as habilidades socioemocionais, conhecidas como soft skills, em profissionais e estudantes de qualquer área de atuação, capacitando-os a enfrentar os desafios contemporâneos do mundo do trabalho.
Gestão de Eventos
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA: Fundamentos da gestão de eventos. Tipos e formatos de eventos. Principais stakeholders na gestão de eventos. Tendências e inovações em eventos. Planejamento e organização. Definição de objetivos e metas. Planejamento logístico e operacional. Estratégias de marketing e comunicação. Orçamento e controle financeiro. Execução e gerenciamento. Coordenando e supervisionando atividades. Tecnologia e ferramentas para gerenciamento de eventos. Gestão de riscos e soluções de contingência. Engajamento e experiência do participante. Avaliação e sustentabilidade. Coleta de feedback e avaliação de resultados. Estratégias de follow-up e manutenção de relacionamentos. Práticas sustentáveis em eventos. Planejamento e estratégias para futuros eventos.
OBJETIVO: Este conteúdo visacapacitar estudantes e profissionais a desenvolverem competências essenciais para planejar, executar, gerenciar e avaliar eventos de maneira eficiente e inovadora.
Análise de Mercado: Tendências, Comportamento e Movimento
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA: Análise de mercado. A formação profissional e seus
desafios. Planejamento de carreira. Empreendedorismo. Tendências tecnológicas e suas
implicações. Redes sociais. Cidades
inteligentes e internet das coisas. O cenário econômico e suas
implicações. Habilidades sociais
OBJETIVO: Este
componente curricular tem por finalidade formar o futurista, ou seja, prover ao
profissional de qualquer área de atuação científica ou tecnológica uma sóbria
visão sobre o mundo contemporâneo, lançando olhares sobre os caminhos do
futuro, vislumbrando as possibilidade de novos
negócios e investimentos no cenário da economia criativa.
Assessment e Análise de Perfil Profissional
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA:
Conceitos
fundamentais de assessment. Importância da análise de perfil profissional.
Ferramentas e instrumentos utilizados. Ética e confidencialidade na análise de perfil.
Metodologias e técnicas de assessment. Análise de competências e potencial de
desenvolvimento, a aplicação prática do assessment em diferentes áreas, como
recrutamento e seleção, desenvolvimento de carreira, gestão de equipes e
liderança, e a avaliação de programas de desenvolvimento.
OBJETIVO: Este
conteúdo visa proporcionar aos
alunos conhecimento para utilizar ferramentas de assessment, analisar perfis
profissionais, identificar competências e lacunas de desenvolvimento, fornecer
feedback construtivo, e aplicar o assessment de forma ética e eficaz em
contextos organizacionais.
Auditoria Contábil
CARGA HORÁRIA 80hrs:
EMENTA:
Desenvolvimento da Auditoria Contábil no mundo e no
Brasil. Órgãos e legislação relacionados com a Auditoria das Demonstrações
Contábeis. Normas de Auditoria previstas
pelo Conselho Federal de Contabilidade. Estudo e avaliação do controle interno.
Relatórios de auditoria. NBC TA 530 ? Amostragem em Auditoria. NBC TA 700 ?
Formação da opinião e emissão do relatório do auditor independente sobre as
demonstrações contábeis. NBC TA 705 ? Modificações na opinião do auditor
independente. NBC TA 330 ? Resposta do auditor aos riscos avaliados. NBC TA 200
/ NBC TA 315.
OBJETIVO: Este
componente curricular visa capacitar os alunos a compreender e aplicar de forma
abrangente os conceitos, princípios, normas e procedimentos relacionados à
auditoria contábil interna, com ênfase no contexto brasileiro.
Auditoria da Qualidade
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA: Avaliação do desempenho empresarial. O papel do controle interno. O
papel da auditoria. Semelhanças e diferenças entre auditoria operacional e de
gestão. O papel da auditoria na avaliação dos principais processos da
organização. Papéis de trabalho e programas de auditoria. Relatórios. Foco da
auditoria nos riscos. Foco da Auditoria nos Resultados. Foco da Auditoria nas
Necessidades dos Clientes. O perfil desejável do auditor organizacional.
OBJETIVO: Esta
disciplina visa empoderar o aluno a garantir a organização dos processos
internos da empresa, avaliando as operações, registrando atividades e realizando
procedimentos de auditoria de qualidade, de modo a identificar e corrigir falhas,
implementando o sistema de melhoria contínua dos processos.
Auditoria de RH
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA:
Conceitos sobre auditoria e auditoria de RH. Aspectos fundamentais de auditoria de RH. Métodos e critérios de auditoria de RH. Relação entre os subsistemas de RH e a auditoria. Auditoria de recrutamento, seleção e contratação. Auditoria de treinamento e desenvolvimento. Auditoria de análise e descrição de cargos e promoções e transferência. Auditoria na apuração do alinhamento entre o planejamento estratégico da organização e o planejamento estratégico de recursos humanos. Auditoria na aplicação da legislação trabalhista e previdenciária. auditoria na folha de pagamentos. auditoria em riscos trabalhistas. auditoria na saúde e segurança do trabalho. Auditoria em contratos com terceiros. auditoria de avaliação de competências e de desempenho. Auditoria em relação a utilização adequada de recursos, atingimento de metas e satisfação dos recursos humanos da organização. Relatório da auditoria e as atividades pós-auditoria.
OBJETIVO: Esta
disciplina visa empoderar o estudante a analisar como deve ser realizada a
auditoria de RH no âmbito das organizações.
Comunicação Oficial
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA:
Definição da comunicação
oficial. A comunicação oficial e suas características. Os pronomes de
tratamentos usados na comunicação oficial. As comunicações oficiais e seus elementos.
Documentos oficiais e as comunicações: ofício, memorial oficial e carta.
Documentos oficiais e as comunicações: mensagem eletrônica, ata e atestado.
Documentos oficiais e as comunicações: convocação, requerimento e comunicado ou
aviso. portaria, certidão, telegrama e fax. Produção de texto e suas atividades.
A ortografia e o uso de sinais na língua portuguesa. A formatação dos textos na
língua portuguesa. A sintaxe na língua portuguesa. A semântica na língua
portuguesa. As técnicas de comunicação verbal para a produção dos sentidos pela
escrita. Pontos importantes da revisão gramatical. Revisão do acordo
ortográfico da língua portuguesa.
OBJETIVO: Este
componente curricular visa preparar o estudante ou profissional de diversas
áreas de conhecimento para a aplicação das técnicas de redação de textos
visando à produção de documentos e correspondências oficiais.
Contabilidade de Custos
CARGA HORÁRIA: 80 hrs
EMENTA:
Introdução à Contabilidade de Custos. Princípios Básicos para Avaliação
de Estoques. Custos Indiretos de Fabricação. Materiais Diretos. Mão-de-obra
Direta. Produção.
OBJETIVO: Este conteúdo tem
por objetivo empoderar o profissional quanto à tomada de decisões sobre o
controle financeiro coorporativo, auxiliando no planejamento e controle de
operações financeiras, além disso, irá calcular a lucratividade dos recursos
onde terá de fato uma visão se a empresa está realmente ganhando dinheiro.
Controladoria
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA: Controladoria estratégica. Planejamento estratégico. Gestão estratégica das informações. Controles internos. Análise da cadeia de valor. Controle orçamentário e financeiro. Modelo de gestão empresarial. Função da controladoria na gestão de riscos.
OBJETIVO: O objetivo desta disciplina é capacitar o estudante ou profissional de gestão a utilizar conceitos de controladoria empresarial nas atividades gerenciais e estratégicas da organização.
Entretenimento Turístico
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA:
Entretenimento no turismo: conceitos e diferenças. Marcos históricos do entretenimento no turismo. Turismo e satisfação do cliente. Modalidades do turismo de entretenimento. Gestão do Entretenimento Turístico: estratégias, ferramentas e tecnologias emergentes. Gerenciando de riscos. Mercado e Consumidor: características e comportamentos do público-alvo, estratégias eficazes de marketing, feedback do turista e fidelização. Destinos turísticos que são referência em entretenimento. Grandes eventos mundiais, prevenção de erros e fracassos e destinos turísticos emergentes.
OBJETIVO: Este conteúdo visa levar
o aluno a compreender, planejar e gerenciar atividades de entretenimento
turístico, integrando conhecimentos históricos, culturais, tecnológicos e de
mercado.
Espanhol Instrumental Aplicado ao Turismo e Hospitalidade
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA:
História do idioma espanhol. O espanhol
na América Latina. Espanhol instrumental: conceito. Turismo e hospitalidade.
Léxico espanhol no mundo do turismo e a hospitalidade. O Espanhol para
Dominação do Ramo Turístico. Principais erros que impedem o aprendizado do espanhol
(falsos cognatos). Vantagens de aprender Espanhol instrumental. Dicas de termos
e frases construídas para o dia a dia no mundo do Turismo e da Hospitalidade.
OBJETIVO: Esta disciplina visa proporcionar aos alunos uma
formação que os habilite para interagir com o mercado de trabalho na área do
turismo e hospitalidade, utilizando o idioma espanhol como uma maneira de se
comunicar com os clientes em um ambiente profissional.
Estratégias de Gestão e Organização Empresarial
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA: Antecedentes históricos da administração. Abordagem Clássica.
Teoria das relações Humanas e suas decorrências. Abordagem comportamental.
Teoria Sistêmica e Contingencial. Estratégia empresarial. Escolas da
estratégia. Estratégia de mercado. Estratégia competitiva. Estratégia de
operações de serviços.
OBJETIVO: Esta disciplina visa capacitar o estudante ou profissional de
gestão a pensar a gestão da empresa de forma estratégica, considerando aspectos
culturais e institucionais nas tomadas de decisão e no planejamento
estratégico.
Estudos Avançados de Marketing Sustentável
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA:
Gestão ambiental nas empresas. Marketing
sustentável no mundo dos negócios. Desenvolvimento sustentável nas empresas. Desenvolvimento
sustentável e responsabilidade social. Indicadores de inovação. Gestão da
inovação. Inovação e o desenvolvimento de novos produtos. Branding. Construção
da imagem. Brand equity. Marketing de experiência. Marketing de causa. Marketing
reverso. Tendências do marketing sustentável.
OBJETIVO:
Este componente curricular visa preparar profissionais
de marketing para aplicar estratégias voltadas à sustentabilidade sob vários
aspectos, desde o ambiental até social, adicionando elementos de inovação e de
gestão da marca da empresa.
Ferramentas da Qualidade
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA: Conceitos, ferramentas e técnicas estatísticas do gerenciamento e controle de qualidade. Ferramentas de controle de qualidade, variações aleatórias e variações identificáveis de um processo. A base estatística de gráficos de controle, amostragem, planos de amostragem.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivo capacitar o gestor a aplicar as principais ferramentas da qualidade no processo de melhoria contínua de uma organização.
Gestão Ambiental
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA:
Licenciamento ambiental como instrumento da Política Ambiental. Licença
e autorização. Competência para licenciar. Atividades a serem licenciadas. As
etapas do licenciamento ambiental.
OBJETIVO: Esta
disciplina tem por finalidade gerar competências e habilidades gerenciais na
área de gestão ambiental, abordando os principais procedimentos, documentação e
métodos de redução de impactos ambientais, entre outros aspectos relacionados à
profissão.
Gestão Comercial
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA: Panorama conceitual do comércio nas organizações. Marketing e comunicação. Setores integrados. Planejamento de vendas e políticas comerciais. Gestão de pessoas no setor comercial. Administração de força de vendas. Comportamento organizacional. Liderança. Comportamento do consumidor. Estratégia no ambiente interno. Indicadores de desempenho. Gestão de cadeia de Suprimentos. Definição e tipos de promoção. Instrumentos e ferramentas de avaliação de desempenho comercial.
OBJETIVO: Sem dúvida, um dos principais departamentos de qualquer empresa com fins lucrativos é o comercial. Responsável pela força de vendas de qualquer negócio, a área comercial necessita ser bem gerenciada para produzir resultados concretos. Para isto, é necessário se ter mais do que uma excelente equipe de vendas ? precisa-se ter um excelente gestor comercial. Ao término dos estudos acerca deste conteúdo, você perceberá que o perfil do gestor comercial não necessariamente é o mesmo de um excelente vendedor. Ao contrário do que se pensa, espera-se de um bom gestor comercial habilidades gerenciais e muita disciplina. Você vai aprender a lidar com equipes de vendas e aplicar técnicas e ferramentas para atingir resultados comerciais positivos para a sua organização.
Gestão da Cadeia de Suprimentos
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA: Conceitos sobre cadeia de suprimentos. Logística versus supply chain. Logística reversa. Gestão da cadeia de suprimentos. Recursos humanos na supply chain. Gestão de compras na supply chain. Marketing na supply chain. Tecnologias da informação na supply chain. A área de produção. Sistemas de produção. Planejamento e controle da produção. Indicadores de desempenho da produção. Estratégias competitivas. Estratégias de fornecimento. Gestão do global supply chain. Gerenciamento de riscos na supply chain.
OBJETIVO: Este conteúdo
visa preparar o estudante ou profissional das áreas de produção industrial,
comércio varejista, logística e suprimentos a planejar, organizar e
operacionalizar as rotinas e tecnologias relacionadas à área de suprimentos em
uma cadeia produtiva.
Gestão da Inovação e Competitividade
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA: A inovação nas organizações empresariais: elementos básicos para a empresa tornar-se inovadora. Tecnologia e inovação tecnológica. Invenção e inovação. Processo de inovação. A melhoria gradual e a melhoria radical. Fontes de inovação. Princípios de inovação. A inovação como fator de competitividade. Inovação do conceito de negócio.
OBJETIVO: Este conteúdo apresenta
as várias possibilidades de inovar, abrange alterações no produto, processo,
gestão e marketing. O profissional irá conhecer as tecnologias. Irá definir
estratégias para implantação tecnológica qualitativa na organização, criar
novas formas de realizar tarefas, e tornar a organização diferenciada em
relação a seus concorrentes.
Gestão de Materiais
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA: Introdução à administração de recursos materiais e patrimoniais. Gestão e controle de estoques. Programação e controle da produção. Administração de suprimentos. Modelos de estratégias de encomendas. Gestão de estoques. Níveis de estoques. Inventários. Normalização e qualidade.
OBJETIVO: Esta disciplina visa preparar o profissional de logística, gestão e áreas afins, a administrar materiais e seu ciclo logístico na cadeia de suprimentos.
Gestão de Times - Métodos Ágeis
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA: Universo dos métodos ágeis. Framework Scrum. Product owner. Time de desenvolvimento. Scrum master. A sprint e seu planejamento. Sprint review. Sprint retrospective. Backlog do produto. Backlog do sprint. Transparência do artefato.
OBJETIVO: Este componente curricular visa municiar o gerente de projetos dos métodos ágeis de desenvolvimento e gerenciamento de projetos, especialmente o método Scrum, aplicando esses conhecimentos em projetos de software, design e vários outros tipos de projetos da economia criativa.
Gestão de Transportes
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA: Introdução e conceitos fundamentais em transportes. Matriz Modal: Intermodalidade e eficiência operacional. Desenvolvimento de sistemas de distribuição. Ciclo do pedido. estruturas de distribuição. posicionamento logístico Operações especiais de transporte. roteirizarão, milk run, x-dock, cross-docking, merge in transit. Restrições de tempo e capacidade. Previsão e controle de custos operacionais. Formação de preços. Transferência de cargas e remessas diretas. Organização e controle de manutenção de frota e equipamentos e instrumentos de apoio. Elaboração e emissão de documentos. Dimensionamento e substituição de frotas. Negociação de fretes, tarifas e cargas. Penalidades e medidas administrativas no transporte e distribuição. Operadores logísticos. Gestão de Risco. Seguros. Rastreamento e monitoramento dos traslados e tráfego.
OBJETIVO: Esta
disciplina tem por objetivo preparar o profissional de logística e suprimentos a
tratar questões e operacionalizar procedimentos na área de gestão de
transportes e distribuição.
Gestão Estratégica de Marcas
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA: O sistema de gerenciamento corporativo para produtos e marcas. O que é uma marca. As características básicas do produto: qualidade, marca e embalagem. Registro de marca e embalagens. Identidade visual e sonora. O ciclo de vida do produto, marca e categoria. O desenvolvimento do Branding. Valor da marca. Os tipos de embalagens. Marca Própria e franquias: vantagens e desvantagens. O papel das Relações Públicas na Construção de marcas
OBJETIVO: Este conteúdo
tem como objetivo capacitar
os estudantes a compreender e aplicar os princípios da gestão estratégica de
marcas, desenvolvendo as habilidades necessárias para a construção,
posicionamento e fortalecimento de marcas de forma eficaz, alinhada com os
objetivos estratégicos da organização.
História Aplicada ao Turismo
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA: História do Turismo. História, Patrimônio e Cultura. O ato de viajar e os aspectos culturais e sociais. Turismo e Turistas. A indústria do Turismo. Ciências Sociais e Humanas aplicadas ao Turismo. Turismo e Região.
OBJETIVO: Esta disciplina visa fazer o estudante ou profissional de turismo
compreender os aspectos sociais, históricos, econômicos e políticos do turismo,
por meio do estudo de sua história nos contextos nacional e internacional.
Legislação Aplicada a Segurança Pública
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA: Legislação e segurança pública: fundamentos, estrutura legal do sistema de segurança pública. Direitos individuais e segurança pública. Ética e responsabilidade legal em segurança pública. Legislação de polícia e investigação. Princípios legais da atuação policial. Procedimentos de investigação criminal. Proteção de evidências e direitos dos suspeitos. Aspectos legais em casos de crises e intervenção policial. Legislação e políticas de prevenção criminal e segurança pública. Políticas de prevenção criminal. Legislação e políticas de controle de armas. Tráfico de drogas e legislação de combate. Abordagens legais à violência urbana e criminalidade. Legislação internacional e cooperação em segurança pública. Cooperação internacional em segurança pública. Direitos humanos e segurança pública internacional. Combate ao terrorismo e legislação antiterrorismo. Gerenciamento de conflitos internacionais e resolução legal.
OBJETIVO: Este conteúdo pretende
proporcionar ao aluno a capacidade de compreender, aplicar e analisar, de forma
crítica, a legislação relacionada à segurança pública, desenvolvendo
competências para a atuação ética, responsável e eficiente no contexto da
segurança pública.
Logística de Transportes
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA: Definições e conceitos de transporte e distribuição. Modais de transporte. Cenário dos transportes no brasil. Cargas e dispositivos de armazenagem. Transporte rodoviário. Noções sobre engenharia de tráfego. Transporte ferroviário. Transporte aeroviário. Transporte marítimo. Transporte hidroviário. Transporte dutoviário. Multi e intermodalidade no transporte de cargas. Documentação fiscal dos transportes. Sistemas de informações. Rastreamento e monitoramento de cargas. Transporte de produtos perigosos.
OBJETIVO: O
objetivo desta disciplina é capacitar o estudante ou profissional de logística
a planejar e gerenciar o transporte e a movimentação de cargas em uma cadeia
logística.
Logística de Transporte
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA: Definições e conceitos de transporte e distribuição. Modais de transporte. Cenário dos transportes no brasil. Cargas e dispositivos de armazenagem. Transporte rodoviário. Noções sobre engenharia de tráfego. Transporte ferroviário. Transporte aeroviário. Transporte marítimo. Transporte hidroviário. Transporte dutoviário. Multi e intermodalidade no transporte de cargas. Documentação fiscal dos transportes. Sistemas de informações. Rastreamento e monitoramento de cargas. Transporte de produtos perigosos.
OBJETIVO: O objetivo desta disciplina é capacitar o estudante ou profissional de logística a planejar e gerenciar o transporte e a movimentação de cargas em uma cadeia logística.
Atribuições dos Orgãos de Segurança
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Órgãos de segurança, estrutura e importância, colaborações e integração entre si. legislação e normas regulamentadoras, atribuições específicas de cada órgão. Investigação de crimes, apuração de infrações penais, policiamento ostensivo, resgate e salvamento de pessoas, combate a incêndios, prevenção de acidentes. Papel dos profissionais envolvidos, como delegados de polícia, policiais militares e bombeiros. Competências necessárias para o desempenho eficiente de suas funções.
OBJETIVO: Este conteúdo visa proporcionar aos
alunos a compreensão da importância da atuação conjunta dos órgãos de segurança, suas
atribuições, a ética e confidencialidade envolvidas, bem como as demandas e
desafios enfrentados por essas instituições para garantir a segurança e
proteção da sociedade.
Comunicação de Dados
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Conceitos básicos de redes de computadores e comunicação de dados; Meios de transmissão e noções da teoria da informação. Tipos de modulação e codificação utilizados em redes de computadores. Interfaces de comunicação de dados; Interface RS-232. Algoritmos de detecção e correção de erros e protocolos de comunicação; Organização de redes de computadores usando o modelo em camadas.
OBJETIVO: Ao finalizar esta disciplina
o estudante será capaz de entender o processo de transmissão e recepção de
sinais de informação em redes de computadores, abordando equipamentos,
protocolos, padronizações e demais aspectos relacionados à modulação e
codificação de dados.
Desenho de Moda
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Dados introdutórios sobre a moda. Desenho de moda. Design de moda. Moda em alinhamento com desenho e a cultura. Sistema da moda. Ressignificação da moda. A moda, a comunicação e a expressão. Código da moda. Fases do desenho de moda. Representação gráfica. Sentidos alinhados ao vestuário. Projeto de moda. Ferramentas utilizadas para desenvolver o desenho de moda. Figura humana e o desenho de moda. Desenvolvimento dos desenhos de moda. desenhos de crianças, trajes e detalhes.
OBJETIVO: O objetivo desta disciplina é despertar no
aluno a clareza sobre como a moda desempenha o seu papel na sociedade, como
ocorre o seu sistema, para que, assim, possa compreender as técnicas e meio de
expressão do desenho de moda nos diferentes cenários da sociedade.
Estruturas de Dados
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Princípios que orientam a prática. Entendendo os requisitos. Modelagem de requisitos. Conceitos de design. Conceitos de qualidade. Técnicas de revisão. Garantia de qualidade de software. Estratégias de teste de software. Modelos de processos. Gerenciamento de configuração de software. Métricas do produto. Métricas de processo. Conceitos de gerenciamento de projetos. Métricas do projeto. Estimativa para projetos de software. Manutenção e reengenharia.
OBJETIVO: Esta disciplina visa propiciar conhecimentos e habilidades ao
estudante para analisar, avaliar e adaptar a teoria e prática de engenharia de
software para a produção e distribuição de software de forma profissional.
Fundamentos da Corretagem
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Conceitos básicos de corretagem, funções e responsabilidades do corretor, contexto histórico. Tipos de corretores e seus mercados: imóveis, seguros, artes, mercado de capitais, commodities, entre outros. Legislação e regulagem, normas legais, órgãos reguladores e associações profissionais, código de ética e conduta de corretores. Negociação e vendas, técnicas de persuasão, relacionamento interpessoal, fidelização dos clientes. Aspectos financeiros: comissões, remuneração, aspectos tributários, tendências de mercado, mudanças tecnológicas, a concorrência e demandas do mercado.
OBJETIVO: Este conteúdo visa fornecer aos alunos dos cursos de transações imobiliárias, seguros e
áreas afins, os fundamentos conceituais da corretagem, contextualizando-o nesta
área de atuação profissional.
Gestão de Escritório de Advocacia
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Advocacia: conceito, origem e histórico. Advocacia no Brasil: surgimento e evolução. O bacharelado em direito e o exame da OAB. Desafios da advocacia. Estrutura de um escritório de advocacia. Gerindo pessoas em um escritório advocatício. Advogados associados: governança societária. Aspectos contábeis e tributários nos serviços advocatícios. Código de ética da OAB e o marketing jurídico. Marketing de relacionamento na advocacia. Marketing de conteúdo e o posicionamento do escritório. Captação de clientes por ferramentas de Inbound Marketing. Organização de arquivos e documentos físicos e digitais. Gerenciando processos pelo sistema PJe. Softwares jurídicos e a automação do escritório. Plataformas de contratos eletrônicos.
OBJETIVO: Este
conteúdo tem por finalidade desenvolver as competências e habilidades necessárias
ao advogado para gerenciar seu escritório de advocacia em todas as suas
dimensões, desde a infraestrutura, gestão de pessoas, tecnologia da informação,
entre outros aspectos.
Gestão Educacional
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: A gestão democrática da Educação: os Sistemas de Ensino e os mecanismos de gestão - a descentralização. Os fundamentos teóricos e as experiências práticas da gestão escolar. A política educacional no contexto da sociedade brasileira. A sociedade contemporânea e os movimentos de reforma e mudanças da escola. Gestão democrática do ensino público. A organização democrática da escola pública: bases legais e os desafios. A gestão da escola como processo coletivo. A gestão escolar democrática e o projeto político pedagógico na perspectiva de uma educação para a cidadania. A gestão da escola básica e o princípio da autonomia administrativa, financeira e pedagógica. Os desafios da escola e a formação do educador. A gestão e o desenvolvimento profissional na escola. A escola que temos, a escola que queremos.
OBJETIVO: O objetivo desta disciplina é preparar o estudante, profissional ou mantenedor educacional para exercer cargos gerenciais na esfera da gestão educacional, como coordenação, supervisão e gerenciamento escolar.
Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável
CARGA HORÁRIA: 80 Hrs
EMENTA: Conceitos, relações e inter-relações entre agricultura familiar e desenvolvimento sustentável, biodiversidade, preservação do meio ambiente, economia, políticas públicas, manejo sustentável, produção a longo prazo, uso e preservação dos recursos hídricos, agroecologia, agricultura orgânica, diversificação e rotação de culturas na promoção da sustentabilidade. Empreendedorismo e inovação, agroturismo, tecnologias sustentáveis, acessos ao mercado e iniciativas de comércio justo. Associativismo e do cooperativismo, tecnologias sustentáveis, economia sustentável. Mudanças climáticas na agricultura familiar, educação ambiental, projetos para a agricultura familiar.
OBJETIVO: Este conteúdo visa proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente e aprofundada dos fundamentos da agricultura familiar e do desenvolvimento sustentável, para que sejam capazes de propor soluções e projetos que contribuam para uma agricultura mais eficiente e alinhada com os princípios de sustentabilidade.
Análise da Viabilidade Econômica e Financeira de Projetos
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Conceitos e definições de projetos. Importância dos projetos nas organizações. Gestão estratégica de projetos. Controle e monitoramento de projetos. Importância do planejamento para a viabilidade de projetos. Viabilidade econômica e financeira de um projeto.
OBJETIVO: Esta
disciplina tem por objetivo preparar o estudante ou profissional de qualquer
área a aplicar os conceitos e fundamentos da gestão estratégica de projetos,
tornando-se capaz de avaliar a sua viabilidade econômica e financeira.
Avaliação Imobiliária
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Perícias e avaliações: conceitos básicos e
características principais. Perícias e Avaliações: ações judiciais. Divisão de
propriedades. Imóveis Urbanos. Avaliação de imóveis urbanos: métodos e fatores
de valor. Método comparativo de dados no mercado: estudo das variáveis,
pesquisa de dados e vistorias. Nível de rigor da avaliação. Avaliação por
comparação. Avaliação por custo de reposição. Homogeneização de dados. Estimava
de Valor. Imóveis rurais. Avaliação de imóveis rurais: análise produtiva,
capacidade do uso da terra, avaliação de plantações, avaliação de rebanhos e de
florestas. Elaboração de Laudos.
OBJETIVO: O conteúdo
abordado cobre tudo o que um corretor de imóveis precisa saber a respeito de como
deve ocorrer a avaliação imobiliária nas várias situações e contextos
regionais, envolvendo desde os procedimentos e ritos da perícia em imóveis
rurais e urbanos, até o processo de avaliação geral do imóvel.
Confeitaria
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: História da confeitaria. Equipamentos e utensílio. Ingredientes básicos e suas propriedades. Técnicas básicas de confeitaria. Bolos e tortas. Tipos de massas. Recheios e coberturas. Decoração de bolos e cupcakes. Doces e sobremesas. Petit fours e docinhos para festas, sobremesas clássicas. Mousses e pudins. Apresentação. Paes e massas levedadas. Técnicas de preparo. Massas artesanais levedadas. Croissants e danishes. Diferentes métodos de fermentação.
OBJETIVO: Este conteúdo visa capacitar
estudantes e profissionais na arte da confeitaria, proporcionando um
conhecimento aprofundado sobre técnicas, ingredientes e equipamentos essenciais.
Etiqueta e Serviço de Sala
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Origem e evolução da etiqueta ao longo da história. Comunicação verbal e não-verbal no contexto do serviço de sala, diferentes códigos de vestimenta. Técnicas de arrumação e disposição do espaço. Serviço de vinhos, bebidas e pratos. Utensílios específicos de serviço de sala. Técnicas de serviço para ocasiões especiais, como banquetes, casamentos e eventos formais. Hospitalidade. Clientes com necessidades especiais, alergias ou restrições alimentares. Gestão de conflitos e reclamações. Empatia no atendimento ao cliente. Serviço para ambientes contemporâneos. Ferramentas tecnológicas para melhorar a eficiência. Práticas sustentáveis. Formação contínua.
OBJETIVO: Este conteúdo visa capacitar
estudantes e profissionais a dominarem as técnicas e práticas de
etiqueta e serviço de sala no atendimento a clientes no contexto da hotelaria,
hospedagem e estabelecimentos gastronômicos, enfatizando a excelência no
atendimento ao cliente, a compreensão histórica e cultural da etiqueta, e a
integração de tendências e inovações contemporâneas na área de serviço de sala.
Fundamentos da Administração
Carga Horária: 80hrs
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Tipos de gestores. Ambientes e culturas organizacionais. Ética e Responsabilidade Social. Planejamento e Tomada de decisão. Noções Básicas de Estratégia Empresarial. Inovação e Mudança. Administração Global. Criação de Organizações adaptáveis. Gerenciamento de Equipe. Gerenciamento de Comunicação. Controle. Gerenciamento da Informação. Gerenciamento das operações de Serviços e de produção.
OBJETIVO: Este conteúdo tem por objetivo embasar o futuro administrador quanto às teorias e pensamentos da administração, desde sua criação como ciência, até os dias atuais, introduzindo o profissional no contexto e nas atividades fundamentais da profissão.
Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Conceito e evolução do GED (Gerenciamento eletrônico de documentos), importância na gestão da informação na era digital e distinção de sistemas relacionados, como ECM. Técnicas e ferramentas essenciais do GED, digitalização, indexação, categorização e segurança dos documentos, estratégias para armazenamento eficiente e backup, segurança e controle. Implementação do GED, planejamento, integração com outros sistemas empresariais, capacitação da equipe e monitoramento contínuo para melhorias. Tendências e desafios emergentes, mobilidade, Inteligência Artificial e conformidade legal, bem como a discussão e perspectivas e inovações futuras
OBJETIVO: Este conteúdo visa habilitar
os participantes a compreender, implementar e otimizar sistemas de
Gerenciamento Eletrônico de Documentos, capacitando-os a gerir documentos
digitais de maneira eficiente, segura e alinhada com as demandas contemporâneas
de integração, mobilidade e conformidade legal.
Gestão de Custos, Riscos e Perdas - GCRP
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: A logística e a economia atual. Conceitos inerentes a gestão logística (custos básicos e custos aplicados). Custos de armazenagem e movimentação. Custos de transportes (rodoviário, ferroviário, aeroviário, dutoviário, aquaviário, intermodalidade e multimodalidade). Custos de embalagens. Custos de manutenção do estoque (oportunidade, impostos e seguros, estocagem, riscos e custo total). Custos de tecnologia de informação (TI). Escrituração dos Custos tributários. Custos decorrentes de nível de serviço. Custos associados aos processos logísticos (abastecimento, de planta e distribuição). Apuração do custo logístico total (cálculo do custo logístico total e modelo de hierarquia de custo total para competitividade na cadeia de suprimentos). Visibilidade dos custos logísticos. Balanced Scorecard (BSC) e os indicadores de desempenho na logística. Valor econômico agregado (EVA). Custeio baseado em atividades (ABC). Outros métodos de custeio aplicados a logística.
OBJETIVO: Ao término dos estudos deste conteúdo, o estudante ou profissional de logística e ciências afins poderá aplicar importantes conceitos e fundamentos sobre custos nas mais diversas atividades econômicas, capacitando-se a avaliar riscos e a mensurar o desempenho dos processos logísticos, minimizando as perdas e maximizando os resultados econômicos para a organização.
Mercado da Moda
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Conceituando moda e a sua abrangência no
mercado. A marca como fator marcante na indústria da moda. Importância de
estabelecer um Público-alvo. A moda e as suas tendências. Administração e planejamento de produção. Sistemas
de produção. Planejamento e controle da produção na indústria do
vestuário. Métodos de controle
da qualidade dos confeccionados. Conceituando
Marketing e o Marketing de mercado. Ciclo de vida do produto da moda. Pesquisa,
Marketing e o Dimensionamento e segmentação de mercado. O comportamento do consumidor. A capacidade de empreender. Características
e tipos de empreendedorismo. Perfil do empreendedor no mercado da moda. Desenvolvimento
do plano de negócio com foco no mercado de moda.
OBJETIVO: O objetivo desta disciplina é despertar no
aluno a clareza sobre como funciona o mercado da moda, seu crescimento, novas
marcas, novos meios de propagação e disseminação.
Visual Merchandising
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Conceitos e segmentação da moda. História do visual merchandising. Elementos constitutivos do ambiente. Coolhunting no visual merchandising. Cores e formas no visual merchandising. Tendências e inspirações no visual merchandising. Visual merchandising para produtos de moda. Tipos temáticos e categorias de vitrine: criação de painel de inspiração. Tipos de lojas e layouts: lojas físicas e virtuais e a formação de cápsulas e nichos de venda. Escolha e exposições dos produtos de loja feminina, masculina e infantil. Escolhas e exposições de lojas Prêt. Escolhas e exposições de sapatos e acessórios. Estímulos cognitivos no ponto de venda. Estímulos sensoriais no ponto de venda. Reforço e percepção de valores agregados no ponto de venda. Preço versus valor na promoção de vendas.
OBJETIVO: Esta
disciplina visa proporcionar ao aluno o entendimento da aplicação dos conceitos
de Visual Merchandising na formatação de uma loja e exposição dos artefatos à
venda, possibilitando a realização de ações estratégicas nos diversos
ambientes.
Análise das Demonstrações Contábeis
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Conceitos. Ajustes das Demonstrações Contábeis
para fins de análise. Análise vertical e horizontal. Análise
Econômico-financeira.
OBJETIVO: Esta
disciplina tem por objetivo contribuir na formação de contadores, controllers, analistas e
gestores de riscos, entre outros profissionais que atuam no mercado financeiro
e na área de auditoria de empresas. A disciplina aborda técnicas e ferramentas de
análise de demonstrações contábeis.
Cultura e Sociedade
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Análise da sociedade brasileira. Raízes da sociedade a égide do Estado Português. Conexão de três culturas diferentes: a nativa, a africana e a europeia. As lutas e conflitos históricos e vigentes. A desigualdade social, racial e de gênero. Peculiaridades étnico-culturais. Valorização da pluralidade e diversidade sociocultural.
OBJETIVO: Este
componente curricular visa analisar a história da sociedade brasileira,
produzindo novas perspectivas sobre a forma como a sociedade brasileira se
constituiu, possibilitando a compreensão do sentido da formação do Brasil, bem
como da sociabilidade, da ocupação do espaço e das interações das identidades,
apontando para o horizonte de continuidades e descontinuidades nas expressões
socioculturais.
Fundamentos Contábeis
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Contabilidade enquanto ciência. O comitê de Pronunciamentos Contábeis. Pronunciamento conceitual básico. Noções preliminares. Problemas contábeis diversos sob o pressuposto da competência. Leitura do relatório contábil-financeiro.
OBJETIVO: O curso de
Fundamentos Contábeis irá lhe ensinar a área das ciências contábeis que faz a
identificação e mensuração de todos os custos gerados pelo negócio. O
profissional irá aplicar conhecimento contábil na gestão financeira e rotina
gerencial. Conhecer técnicas de fechamento, elaborar relatórios, analisar
contas, balanços patrimoniais, e solucionar possíveis problemas de fechamento
contábil e financeiro.
Marketing Social
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Esta disciplina aborda os conceitos, estratégias e técnicas de marketing institucional, focando na construção e gestão da imagem e reputação de organizações. Serão explorados temas como branding institucional, comunicação corporativa, responsabilidade social, gestão de crises, relações públicas, marketing digital e ética no marketing. A disciplina também enfoca a importância do marketing institucional na construção de relacionamentos duradouros com stakeholders, incluindo clientes, funcionários, parceiros e a comunidade.
OBJETIVO: Esta
disciplina visa formar profissionais capazes de desenvolver e implementar
estratégias eficazes de marketing institucional, construindo e gerenciando a
imagem e reputação de organizações, utilizando ferramentas de comunicação
corporativa, branding e marketing digital.