Educação
Alfabetização e Letramento
CARGA HORÁRIA: 80 Hrs
EMENTA: O conceito de Alfabetização. A prática alfabetizadora e os processos de apropriação da língua escrita. Métodos de alfabetização. Novas perspectivas do processo de aquisição da leitura e da escrita: a psicogênese da língua escrita. Estratégias de leitura. Letramento. A linguagem lúdica da criança em relação a sua classe social.
OBJETIVO: Este conteúdo visa preparar o docente para atuar pedagogicamente no processo de aquisição da leitura e da escrita, por meio de métodos e abordagens inerentes à alfabetização e letramento.
Práticas em Secretariado
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA: Secretariado. Profissional de secretariado. Mercado de trabalho. Educação em secretariado. Ferramentas do profissional de secretariado. Gestão do tempo em secretariado. Comunicação. Recepção. Emissão de correspondência. Gestão do estresse. Suporte às reuniões. Organização de viagens. Organização de eventos. Organização de arquivos. Competências do profissional de secretariado. Marketing Pessoal. Habilidades sociais. Procedimentos do profissional de secretariado.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivo capacitar o estudante ou profissional da área de secretariado a aplicar técnicas e conceitos de secretariado, municiando-o de uma visão crítica sobre o mercado de trabalho, perfil e comportamento profissional, bem como as práticas do cotidiano do secretário, a exemplo da gestão de documentos, da gestão de eventos, da administração do tempo, etc.
Projeto de Vida
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA:
Conceitos e métodos para a concepção e formalização do projeto de vida. Identificar oportunidades no mercado de trabalho e apresentar o perfil profissional contemporâneo e, também, o empreendedorismo como carreira profissional. Preparação para o aproveitamento das oportunidades. Diferentes habilidades que precisam ser desenvolvidas. Gerenciamento dos resultados alcançados. Gestão do tempo, finanças pessoais e oratória.
OBJETIVO: Proporcionar aos jovens a autonomia enquanto ser humano, desenvolvendo suas habilidades, se autoconhecendo e possibilitando o pensamento em si e no seu futuro, por meio do projeto de vida. Esta é a finalidade deste componente curricular. Além disso, desenvolver o espírito empreendedor para que o jovem consiga se destacar no mercado de trabalho, sabendo gerir o seu tempo, suas finanças e se preparar para agarrar as oportunidades destacando-se através de suas habilidades e desenvoltura pessoal.
Recreação
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA: Os conceitos e o contexto histórico da recreação. A relação entre trabalho lazer e recreação como fruto de relações sociais. A importância da recreação promoção da saúde e inclusão no contexto social. A recreação no campo da Educação Física: compressão do papel do profissional. Os jogos, os brinquedos e as brincadeiras. Os aspectos culturais da recreação e dos jogos. Relação entre jogos, recreação e desenvolvimento humano. Conhecendo os diferentes tipos de jogos. O lúdico e a motricidade: brincando com o corpo. Os jogos e o lúdico nas diferentes etapas da vida. As práticas lúdicas em contextos diversificados. As brinquedotecas e os espaços de brincar. A Educação Física escolar. Os aspectos teórico-metodológicos da recreação. As estratégias didático-pedagógicas para a prática de atividades recreativas. Os entraves na implementação de atividades recreativas nas escolas.
OBJETIVO: Neste componente curricular o objetivo é demostrar o processo atual e histórico da recreação, apresentando suas concepções norteadoras por meio da contextualização do processo educativo que instrumentaliza a relação aluno-professor no resgate da essência lúdica, desenvolvendo assim, habilidade no âmbito da recreação, quer na escola, quer nas atividades profissionais de um recreador.
Avaliação - Teoria e Prática
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA: Estudo dos fundamentos pedagógicos da avaliação da aprendizagem e de seus estruturantes. Análise dos instrumentos e procedimentos da avaliação da aprendizagem, relacionando-os ao quotidiano das salas da Educação Básica. Reflexão crítica sobre a base teórico-metodológica do processo de avaliação da aprendizagem escolar, a partir do estudo e reflexão sobre os sujeitos, lugares e formas em que este processo se desenvolve.
OBJETIVO: Este conteúdo visa preparar o estudante ou profissional de educação para aplicar os fundamentos e práticas de avaliação da aprendizagem no processo de formação de seus alunos.
Práticas de Secretaria Escolar
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA: Rotinas da secretaria escolar. Atribuições do secretário escolar. Perfil do secretário escolar. Vida legal dos estabelecimentos de ensino. Documentação geral. Noções sobre preenchimento de documentação. Noções sobre legislação escolar.
OBJETIVO: Esta disciplina visa desenvolver habilidades relacionadas à organização de uma secretaria escolar, incluindo procedimentos regulatórios e aplicação de tecnologias e métodos para o gerenciamento de documentos.
Currículo e Projetos Pedagógicos
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA: Fundamentos teóricos de currículo. Planejamento de currículo. Programas escolares. Estudo de temas segundo critérios filosóficos, políticos, econômicos e sociais. Determinação da direção que o processo deve assumir na Escola e na Sociedade de fundamentos e perspectivas de elaboração, execução e avaliação do currículo. Análise de situações curriculares para compreensão e intervenção no processo educacional. Elaboração de planos escolares.
OBJETIVO: Ao término de seus estudos sobre este conteúdo, você poderá desenvolver projetos pedagógicos, programas e currículos educacionais, uma importante atividade no planejamento e estruturação pedagógica de instituições de ensino em todos os níveis e modalidades educacionais.
Educação Infantil
CARGA HORÁRIA: 80 Hrs
EMENTA: Definição de infância. História da educação. Criança como sujeito histórico crítico. Aspectos legais que amparam a criança. Afetividade e infância. Didática na infância. O professor na educação infantil. Aspectos nutricionais e culturais na educação infantil. Educação infantil X família.
OBJETIVO: Esta disciplina visa preparar o educador para aplicar boas práticas e métodos na condução da educação infantil em escolas, abrangendo diversas dimensões como a didática, a família, a nutrição, a cultura e as práticas docentes.
Supervisão e Orientação Escolar
CARGA HORÁRIA: 80 Hrs
EMENTA: O que significa Supervisão e Orientação Escolar? Qual a trajetória da Supervisão e Orientação Escolar no Brasil? Os Impactos e Dimensões Filosóficas, Políticas, Sociais e Pedagógicas da Supervisão e Orientação Escolar no contexto educacional. Desafios e Avanços na da Supervisão e Orientação Escolar no atual contexto da educação. Supervisão e Orientação escolar como agentes integradores e transformadores na escola. Atuação e perspectivas do Supervisor e Orientador Escolar. Práticas de Orientação Escolar na Infância e na Adolescência. Supervisão e Orientação Escolar no contexto do Projeto Político Pedagógico.
OBJETIVO: O objetivo deste componente curricular é capacitar o aluno a aplicar as técnicas de supervisão e orientação escolar nas várias dimensões do espaço educacional, aprendendo a superar os desafios nos atuais cenários.
Educação Inclusiva
CARGA HORÁRIA: 80 Hrs
EMENTA: Educação Especial no Mundo. Educação Especial no Brasil. Legislação da Educação Especial: percurso histórico. Educação Especial x Educação Inclusiva. Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva. Adaptações curriculares para a inclusão. Os desafios dos professores na Educação Inclusiva. Capacitação docente para Educação Inclusiva. Educação Inclusiva: a diversidade na aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva. Equipe multidisciplinar para Educação Inclusiva. Família e escola no processo de inclusão. As contribuições da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva. Composição e tipos de salas de recursos multifuncionais. Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva. Deficiências e transtornos: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.
OBJETIVO: Este conteúdo traz à tona o conhecimento acerca da Educação Inclusiva, e os processos que permeiam a sua implantação em uma escola, abordando os aspectos histórico, legal, tecnológico e pedagógico.
Gestão de Sala de Aula
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA: Gestão de Sala de Aula: fundamentos, importância e objetivos. Teorias pedagógicas e gestão. Perfis de alunos e necessidades diversas. Ambiente físico da sala de aula. Estratégias Proativas e Preventivas. Estabelecimento de regras e rotinas. Técnicas de engajamento dos alunos. Comunicação eficaz e feedback positivo. Uso de tecnologia como ferramenta de gestão. Gestão de Comportamentos e Conflitos. Identificação de comportamentos disruptivos. Técnicas de intervenção e modulação comportamental. Mediação de conflitos entre alunos. Promoção de uma cultura de respeito e empatia. Avaliação e Melhoria contínua. Ferramentas de autoavaliação para professores. Feedback dos alunos sobre a gestão da sala de aula. Planejamento e ajuste de estratégias. Desenvolvimento profissional contínuo.
OBJETIVO: Este conteúdo visa capacitar
educadores
para uma gestão eficaz da sala de aula, permitindo-lhes criar um ambiente
propício para a aprendizagem, gerenciar proativamente comportamentos e
conflitos, avaliar e adaptar constantemente suas estratégias para atender às
necessidades dinâmicas dos alunos e do currículo educacional.
Educação Popular
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA:
A contextualização dos conceitos de educação, classe e popular.
Ampliação do campo conceitual de educação popular no Brasil, compreendendo
historicamente algumas práticas dessa modalidade. A reflexão crítica sobre o
papel que a educação pode ter junto aos setores populares. A importância da
organização coletiva nos movimentos sociais. O papel ampliado da educação como
prática social de manutenção e/ou transformação do ?status quo?. O saber que
surge e circula, saberes de um povo.
OBJETIVO:
Ao finalizar essa disciplina o estudante será capaz
de conhecer e aplicar princípios básicos da aplicação da educação na sociedade
popular, seja ela no setor público ou privado.
Educação Financeira
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA:
Dinheiro, seu uso e seu
significado. Conceito de finanças
pessoais. Orçamento e Planejamento financeiro pessoal e familiar. Poupança e
gastos. Receitas e despesas. Fluxo de caixa. Reorganizando a vida financeira.
Evitando endividamento. Comportamento financeiro. Investimentos e
Aposentadoria. Como usar o crédito. O que é um empréstimo financeiro.
Tecnologias aplicadas às finanças pessoais.
Metodologias ativas na educação financeira. Objetos de aprendizagem para
a educação financeira em EaD. O docente na educação financeira. Educação
financeira da infância ao ensino superior.
OBJETIVO: Preparar o profissional da educação com os
principais conceitos e práticas financeiras, de forma que possa contribuir no
ensino-aprendizado de crianças, jovens e adultos, a desenvolver competências
que permitam consumir, poupar e investir de forma responsável e segura.
Práticas de Alimentação Escolar
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA:
Fundamentos da alimentação escolar. Contextualização
e importância. Políticas públicas e legislação. Componentes nutricionais e
pirâmide alimentar. Cultura e diversidade alimentar. Planejamento e elaboração de cardápios. Definição de cardápios
equilibrados. Restrições alimentares e dietas especiais. Sustentabilidade e
alimentação orgânica. Avaliação nutricional dos cardápios. Operacionalização da alimentação escolar.
Técnicas de preparo e manipulação. Higiene e segurança alimentar. Armazenamento
e conservação dos alimentos. Gerenciamento de resíduos e descarte. Educação alimentar e envolvimento da
comunidade escolar. Projetos pedagógicos sobre alimentação. Participação
dos estudantes na alimentação escolar. Envolvimento dos pais e comunidade. Avaliação
e feedback da alimentação escolar
OBJETIVO: Este conteúdo visa capacitar
profissionais para planejar, implementar e avaliar práticas de alimentação escolar,
assegurando refeições balanceadas, seguras e culturalmente adequadas,
promovendo a saúde, bem-estar e aprendizado dos estudantes, e fomentando a
educação alimentar e nutricional no ambiente escolar.
Metodologias Ativas
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA:
O que são Metodologias Ativas. A Educação 4.0 e o Mundo VUCA.
Aprendizagem Baseada em Problemas ? PBL. Aprendizagem baseada em projetos ?
ABP. Ensino Adaptativo. Aprendizagem Baseada em Games e Gamificação. A Escola
do Século XXI. A Sala de Aula Invertida. Design Thinking,
OBJETIVO:
Esse conteúdo tem por finalidade atualizar o
educador no que concerne às melhores práticas metodológicas que propiciem ao
aluno assumir o seu papel de protagonista do processo de aprendizagem,
abordando técnicas e ferramentas recomendadas para atingir tal objetivo.
Políticas Públicas e Educação
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA:
Natureza política da educação. Relações entre
realidade educacional, Estado, ideologia, legislação e políticas públicas.
Concepções de estado: liberal, intervencionista e neoliberal. Políticas
educacionais configuradas no Estado brasileiro em seu desdobramento histórico-
social. Cidadania global, consumo e política educacional. Processo nacional de
elaboração de políticas públicas no bojo da mundialização da política e internacionalização
da economia. Mudanças das relações entre Educação e Estado: políticas públicas
para os diferentes níveis de ensino.
OBJETIVO:
Este componente curricular tem por finalidade
capacitar o estudante ou profissional de educação acerca do entendimento das
políticas públicas e da organização do sistema educacional brasileiro.
Base Nacional Comum Curricular
Carga Horária: 80 hrs
EMENTA:
Base Nacional Comum Curricular: preceitos legais, fundamentos pedagógicos e caracterização dos diferentes ciclos da Educação Básica. Conteúdos curriculares para os ciclos da Educação Básica. Expectativas de qualidade para o sistema de educação de todo o país.
OBJETIVO: O objetivo desta
disciplina consiste em capacitar o estudante a entender as características
gerais da Base Nacional Comum Curricular e suas propostas para os ciclos da
Educação Básica, avaliando criticamente as inúmeras formas de sua aplicação no
desenvolvimento curricular.
Braille
Carga Horária: 80hrs
EMENTA:
A origem do
Sistema Braille e sua importância no processo de emancipação da pessoa com
deficiência visual. O instrumental necessário para a escrita em Braille.
Identificação e representação dos caracteres Braille na leitura e escrita de
textos. Introdução à simbologia matemática. Leitura e transcrição de textos no
Sistema Braille.
OBJETIVO: Voltado
a educadores e técnicos que precisam conhecer essa forma de comunicação
inclusiva, este componente curricular visa preparar o profissional para aplicar
as técnicas de identificação dos códigos para a interpretação de mensagens
táteis, contribuindo também para a difusão do sistema Braille de leitura e
escrita como um meio de incluir pessoas com deficiência visual na vida em
sociedade e no mundo do trabalho.
Didática do Ensino Superior
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: A didática no ensino superior. Papel da didática na formação do professor e na construção da identidade docente. Tendências pedagógicas na prática do ensino superior. Função da didática como elemento organizador de fatores que influem no processo de ensino e aprendizagem e na elaboração do planejamento de ensino. Planejamento, organização do processo ensino/aprendizagem e avaliação.
OBJETIVO: O objetivo deste componente curricular é munir o professor das ferramentas necessárias para atuar na docência do ensino superior, abordando sobretudo a didática no processo de ensino-aprendizagem.
Educação a Distância e Novas Modalidades de Ensino
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Modalidade de Educação a Distância: regulamentações. História da Educação a Distância no mundo e no Brasil e suas especificidades. Ambientes Virtuais de ensino-aprendizagem. A Mediação pedagógica na modalidade Educação a Distância. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.
OBJETIVO: A finalidade deste componente curricular é capacitar o professor a exercer a docência no mundo da educação a distância, inteirando-o acerca das novas tecnologias e metodologias que permeiam esta modalidade de ensino e aprendizagem.
Educação de Jovens e Adultos
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Pensamento político pedagógico ao longo da história. Prática docente na EJA. Interdisciplinaridade e interculturalidade na EJA. Letramento digital na EJA. Métodos de ensino na EJA. PROEJA. Programa EJATEC.
OBJETIVO: Esta
disciplina tem por finalidade inserir o educador no universo da Educação de
Jovens e Adultos (EJA), abordando aspectos relacionados às diretrizes da BNCC e
a fatores pedagógicos.
Inglês Instrumental
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Leitura e compreensão textual. Ferramentas de leitura em idioma estrangeiro: predição, assunto, público-alvo, recursos tipográficos, tipologia textual e termos conhecidos; linguagem verbal e não verbal; cognatos, falsos cognatos; skimming; scanning; o contexto e suas interferências; posição de adjetivos; grupo nominal; marcadores do discurso; estrangeirismos e afixos. Treino de leitura em inglês de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Ao finalizar esse componente curricular o estudante poderá
aplicar técnicas instrumentais e conhecimentos básicos da estrutura da língua
inglesa, levando em consideração tanto a leitura quanto a interpretação de
textos de uma maneira geral, enfatizando o contexto acadêmico.
Inglês Instrumental Aplicado ao Turismo e Hospitalidade
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Introdução ao Inglês Turístico e de Hospitalidade. Terminologia Básica. Saudações e Apresentações. Formas de Polidez. Linguagem Corporal e Cultura. Interagindo com Cliente. Reservas e Check-in. Atendimento em Restaurantes. Direções e Orientações. Lidando com Reclamações. Aspectos Culturais e Turísticos. Destinos Turísticos Populares. Festivais e Eventos. Culinária e Bebidas. Etiqueta e Protocolo. Desenvolvendo Habilidades Profissionais. Redação de E-mails Profissionais. Participação em Reuniões. Apresentações em Inglês. Networking e Relações profissionais.
OBJETIVO: Este conteúdo visa levar
o estudante a adquirir um vocabulário e estruturas linguísticas para o
desenvolvimento de habilidades de comunicação em inglês, focando o dia a dia de
um profissional do turismo e da hospitalidade.
Cultura Marker - Educação na Massa
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Fundamentos da cultura maker. Espaços e comunidades maker. Ferramentas e materiais. Segurança no espaço maker. Projetos mão na massa. Projetos de arte e artesanato. Projetos de eletrônica. Projetos de robótica. Projetos de ciências. Tecnologia e inovação na cultura maker. Introdução à impressão 3d. codificação e programação. Projetos de realidade virtual/aumentada. Projetos com inteligência artificial. Cultura maker na educação. Estratégias pedagógicas. Avaliação de projetos maker. Colaboração e compartilhamento. Desenvolvimento profissional.
OBJETIVO: Este conteúdo visa fomentar
nos participantes as competências e habilidades necessárias para se envolverem
ativamente na Cultura Maker, promovendo uma aprendizagem mão na massa que
incentive a criatividade, inovação e o pensamento crítico.
Design Educacional
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Tecnologias educacionais. Ferramentas de autoria. Modelo ADDIE. Matrizes instrucionais. Recursos didáticos e objetos de aprendizagem. Roteiros e storyboards. Métricas editoriais. Gerenciamento de projetos pedagógicos. Plataformas EAD. Protocolos de comunicação digital: LTI, QTI, Scorm. Recursos humanos na esteira editorial. Orçamento de produção pedagógica. Trilhas adaptativas. Metodologias ativas para EAD.
OBJETIVO: O objetivo desta disciplina é propiciar a
geração de conhecimentos e habilidades acerca do design educacional, capacitando
o aluno a compreender o processo de criação, desenvolvimento e implantação de
conteúdos didáticos pedagógicos, aplicando tecnologias digitais e métodos
ativos pertinentes.
Educação e Tecnologias
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: O processo tributário: finalidades e espécie. Princípios jurídicos do processo tributário: princípios gerais. Princípios vetores da condução de procedimentos administrativos. Princípios do processo. Processo administrativo tributário: lançamento tributário. Processo de controle interno da legalidade administrativa. Outras espécies de procedimento, atos e de processo administrativo de controle de legalidade. Métodos extrajudiciais de solução de litígios. Processo judicial tributário: ações de iniciativa do fisco. Ações de iniciativa do contribuinte. Ações de controle de constitucionalidade. Ações da coletividade.
OBJETIVO: Esta disciplina visa levar o conhecimento sobre os ritos processuais que envolvem ações judiciais na esfera tributária, munindo estudantes e profissionais do direito e áreas afins das competências e habilidades para aplicar esses conhecimentos em seu dia a dia.
Educação em Direitos Humanos
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Tratados internacionais de direitos humanos. Regulamentação dos direitos humanos na legislação brasileira. Diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos. Direitos humanos no ambiente educacional. Educação em direitos humanos na educação não escolar. Desafios e tendências da educação em direitos humanos.
OBJETIVO: Esta disciplina visa capacitar educadores, em todos os níveis de ensino, a aplicar o conhecimento sobre direitos humanos na educação formal e não-formal.
Ferramentas Digitais Para Sala de Aula
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Histórico da farmácia clínica. Atuação profissional em farmácia clínica. Planejamento da atenção farmacêutica. Planejamento farmacoterapêutico. Princípios e conceitos da semiologia farmacêutica. Terminologia médica. Sinais e sintomas mais importantes para um farmacêutica. Processos infectocontagiosos sazonais. Patologias.
OBJETIVO: Esta disciplina visa capacitar o profissional de farmácia a aplicar farmacoterapias no contexto da atenção farmacêutica e da farmácia clínica.
Fundamentos da Teologia
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: História, conceitos, métodos e principais correntes da teologia cristã. Contexto histórico em que surgiu a teologia cristã. Principais doutrinas e temas teológicos, como a revelação divina, a Trindade, a criação, a queda, a salvação, a igreja e a escatologia. Métodos de estudo e interpretação de textos teológicos, como a hermenêutica, a análise histórica e contextual, e a leitura crítica de textos teológicos. Principais correntes teológicas, como a teologia liberal, a teologia conservadora, a teologia da libertação, a teologia pentecostal, a teologia reformada e a teologia católica, com ênfase nas suas contribuições e desafios para a teologia contemporânea.
OBJETIVO: Este conteúdo
visa preparar o estudante para compreender
a história da teologia cristã e suas principais correntes, assim como
identificar e analisar as principais doutrinas e temas teológicos para que
desenvolva habilidades de leitura crítica e interpretação de textos teológicos
de maneira geral.
Fundamentos de Ritmo e Dança
Carga Horária: 80hrs
EMENTA:
Ginástica: origem e
características. Fundamentos das ginásticas esportivas. Os aspectos de
segurança nas práticas das ginásticas. Coreografias e festivais ginásticos.
Trajetória histórica da dança. O significado socioantropológico da dança.
Estilos tradicionais e contemporâneos da dança. Dança: fenômeno social,
cultural e artístico. Teorias dos movimentos para a dança: formas básicas,
fatores e qualidade. Conceitos elementares da dança: ritmo, técnica e
expressividade. A importância do ritmo para a dança. Iniciação coreográfica da
dança: experimentação, criação e expressão. As concepções teórico-metodológicas da dança. A importância da dança
para as aulas de Educação Física. O improviso como
método de ensino da dança. As práticas pedagógicas em
ambientes educativos e de lazer, nos diferentes níveis da educação básica.
OBJETIVO: Esse
componente curricular busca apresentar aos estudantes uma visão histórico-metodológica
sobre o ritmo e da dança nos contextos sociocultural e educacional,
introduzindo seus conceitos fundamentais para que eles entendam sua aplicação
prática.
Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED)
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Conceito e evolução do GED (Gerenciamento eletrônico de documentos), importância na gestão da informação na era digital e distinção de sistemas relacionados, como ECM. Técnicas e ferramentas essenciais do GED, digitalização, indexação, categorização e segurança dos documentos, estratégias para armazenamento eficiente e backup, segurança e controle. Implementação do GED, planejamento, integração com outros sistemas empresariais, capacitação da equipe e monitoramento contínuo para melhorias. Tendências e desafios emergentes, mobilidade, Inteligência Artificial e conformidade legal, bem como a discussão e perspectivas e inovações futuras
OBJETIVO: Este conteúdo visa habilitar
os participantes a compreender, implementar e otimizar sistemas de
Gerenciamento Eletrônico de Documentos, capacitando-os a gerir documentos
digitais de maneira eficiente, segura e alinhada com as demandas contemporâneas
de integração, mobilidade e conformidade legal.
Gestão de EAD
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: A consolidação do sistema de ensino na EAD no Brasil. A convergência digital e o diferencial da EAD. Os pilares da gestão em EAD: gestão pedagógica, administrativa, estrutural. Gestão pedagógica: oferta de cursos, matrizes, conteúdos, gestão do material didático, tutoria. Gestão administrativa de um sistema de ensino para EAD: Planejamento, processo de comunicação, cultura organizacional, código de conduta, RH, contabilidade e finanças. Gestão estrutural de um sistema de ensino na EAD: infraestrutura, tecnologias, gravação, transmissão, AVA e controle da qualidade. Escalabilidade e viabilização do ensino na EAD. Aspectos da regulação do ensino em EAD: políticas pedagógicas, PDI e PPC dos cursos. Criando produtos educacionais diferenciados para EAD. Desenvolvendo cursos com práticas laboratoriais. Metodologias imersivas e ativas no contexto da EAD. Rotinas de gestão acadêmica e financeira na EAD. Infraestrutura disponível ao aluno na EAD: na sede e nos polos. Indicadores de satisfação e suporte a egressos de cursos em EAD. Jornada dos alunos e comunicação institucional: da captação ao mercado de trabalho. Marketing e processos de captação de alunos na EAD.
OBJETIVO: O objetivo desta disciplina é capacitar os
discentes a planejar, organizar, coordenar e controlar todos os aspectos que
envolvem a gestão dos processos e tecnologias inerentes à modalidade de EAD das
instituições de ensino, e na formulação de premissas estruturantes para o
sucesso desta gestão.
Ginástica Artística
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: A contextualização das práticas de ginástica, demonstrando os seus diferentes tipos e como estes surgiram ao longo da história. As particularidades da ginástica artística, apontando como esta se diferencia das demais práticas ginastas e quais são suas origens, equipamentos, instalações e contextos. As provas oficiais da ginástica olímpica, apontando suas regras e funcionamento para as categorias masculina e feminina. A ginástica artística no contexto escolar, esclarecendo como esta atividade pode ser incluída no currículo da escola, bem como quais são as técnicas e cuidados a serem tomados durante a efetivação do seu processo de ensino-aprendizagem.
OBJETIVO: Ao finalizar esta disciplina o estudante terá desenvolvido
competências acerca da ginástica artística, através da contextualização das
práticas ginastas e os seus diferentes tipos, de modo a compreender as
particularidades que diferenciam a ginástica artística das demais modalidades,
bem como suas especificidades.
Ginástica Laboral
Carga Horária:80hrs
EMENTA: O contexto laboral e a saúde do trabalhador, destacando o conceito de ergonomia e como esta pode ser aplicada no ambiente de trabalho, bem como as principais doenças ocupacionais e a instituição de programas de qualidade de vida no trabalho na empresa. A caracterização da ginástica laboral, destacando o seu conceito e evolução ao longo dos anos, associando-a com as origens da ginástica de um modo geral e apontando os seus diferentes tipos e materiais utilizados durante sua prática. Os aspectos do corpo do trabalhador, comentando sobre a importância dos exercícios físicos, jogos e dinâmicas para garantir a sua saúde e produtividade, bem como a influência da sua postura, flexibilidade e força no desenvolver de suas funções. As características do profissional de ginástica laboral, compreendendo quem é este indivíduo e qual o seu papel na garantia do planejamento e efetivação das atividades de ginástica no ambiente de trabalho, bem como entendendo as leis do trabalho associadas a essa prática e as medidas de divulgação desta na empresa.
OBJETIVO: Ao finalizar
esta disciplina o estudante será capaz de aplicar conhecimentos acerca da
ginástica laboral, assim como elencar as especificidades de uma boa relação
entre o ambiente de trabalho e a saúde do trabalhador.
Handebol
Carga Horária: 80hrs
EMENTA:Origem e essência do Handebol. O Handebol de quadra ou indoor e demais tipos. Handebol brasileiro no mundo. Mini-Handebol e suas características no Brasil. Características do Handebol. Sistema de defesa. Sistema de ataque. Tática individual e de grupo. A partida, a quadra e a bola de Handebol. O goleiro e a área do gol. Os Tiros (orientações para a execução dos tipos de tiros). Faltas e condutas antidesportivas. Árbitros e punições. Gestos utilizados pela arbitragem. Conhecimentos básicos acerca da súmula no Handebol e de seu preenchimento. Handebol adaptado.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por finalidade propiciar
a compreensão das peculiaridades, técnicas, disposições e métodos didáticos do handebol
enquanto disciplina curricular e forma de integração social.
Libras
Carga Horária: 80hrs
EMENTA:
O surdo no contexto histórico das sociedades, a aceitação da língua de
sinais como língua natural da comunidade surda, culturas e identidades surdas.
Conceito sobre surdez na visão clínica e socioantropológica. Aspectos
filosófico e legal na educação do surdo. O bilinguismo na educação de surdos.
Surdez e a pessoa surda. Entendimentos gerais sobre a língua de sinais.
Alfabeto manual e números (cardinais e quantidades); condições climáticas, ano
sideral e calendário. Advérbios de tempo e flexões de frases na negativa,
interrogativa e exclamativa. Sinais de verbos e suas negativas. Libras
coloquial. Espaço, direção e perspectiva. Tempo e numerais ordinais. Pronomes e
expressões interrogativas: quando passado, quando-futuro, dia, que hora,
quanta-hora. Sinais do verbo procurar e suas variações. Libras na prática.
Sinais de diversas profissões. Sinais de diferentes meios de comunicação.
Sistemas de transcrição. Módulos das libras conversação ? encenações teatrais.
OBJETIVO: Ao término
desta disciplina, o aluno terá adquirido o vocabulário básico de Libras,
compreendendo as particularidades culturais e linguísticas das comunidades
surdas, além de desenvolver habilidades comunicativas que contribuem para a
inclusão da pessoa surda no âmbito socioeducacional.
Literatura Popular
Carga Horária: 80hrs
EMENTA:
Literatura brasileira:
tradição, desafios e gêneros. A tradição oral na literatura popular.
O descaso com a
literatura popular. A formação da literatura brasileira. Os gêneros literários.
Literatura popular brasileira e a poesia. O surgimento do regionalismo. O
romantismo e o modernismo. A poesia popular. A poética na poesia popular. A história
e as inspirações do movimento barroco. Principais características e os
principais autores barrocos. O movimento romântico. Os principais autores
românticos. O contexto que deu origem ao modernismo. As vanguardas europeias e
a semana de arte moderna. As fases do modernismo. Modernismo, pós-modernismo e
seus principais autores. As formas simples de literatura popular. Literatura de
cordel e outros gêneros literários. Implicações para o ensino.
OBJETIVO: Esta
disciplina visa munir o estudante da visão contextualizada acerca da Literatura
Popular Brasileira, sua formação histórica, seus movimentos e principais
autores.
Metodologia do Ensino da Biologia
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Fundamentos básicos da biologia. Conhecimento biológico. História da biologia. Ensino da biologia no Brasil. Prática pedagógica. Introdução aos métodos de ensino. Metodologias de ensino-aprendizagem. Metodologia e planejamento de ações didáticas. Elaboração do planejamento e avaliação do ensino. Implementação de projetos interdisciplinares. Recursos de ensino. Regulamentações oficiais de ensino. Aspectos da conservação de ensino. Implementação e desenvolvimento da avaliação. Regimento do ensino da biologia, Aspectos éticos.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por finalidade desenvolver habilidades
específicas no estudante do curso de biologia a respeito da metodologia de
ensino desta matéria, objetivando a promoção do conhecimento dos fundamentos,
variações metodológicas de ensino, além de aprimorar o ensino que o
profissional oferecerá.
Metodologia do Ensino da Educação Física
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Desenvolvimento. Educação. Corpo. Crescimento. Ser humano. Biologia. Educação Física Ciência. Modernidade. Esporte. Educação. Escola. Sociedade. Jogos. Metodologia.
OBJETIVO: Ao finalizar este componente curricular o estudante irá adquirir
conhecimentos e habilidades acerca do desenvolvimento histórico da educação
física, além de sua aplicação em âmbito escolar, apontando para uma metodologia
a ser trabalhada com os estudantes.
Metodologia do Ensino da Matemática
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: A construção do conhecimento matemático e o desenvolvimento do raciocínio lógico: aspectos epistemológicos, históricos e tendências atuais de ensino. Objetivos do ensino da Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Os conteúdos curriculares da Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental: ênfase na discussão de conceitos básicos e na abordagem metodológica concernentes a números e operações, grandezas e medidas, espaço e forma. Estudo e análise das relações: matemática e raciocínio, matemática e comunicação, matemática e suas conexões com o cotidiano e outras áreas do conhecimento.
OBJETIVO: Esta
disciplina tem por finalidade preparar o futuro docente para aplicar métodos
eficazes de ensino no componente curricular de matemática no âmbito da educação
básica.
Metodologia do Ensino da Química
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Origem, evolução e relevância do Ensino de Química. Importância e Objetivos do Ensino de Química. Ambiente de sala de aula favorável à aprendizagem. Relação entre Ciência, tecnologias e Ensino de Química. Técnicas de ensino. Processo de ensino e aprendizagem da química. Aprendizagem ativa. Documentos curriculares. Planejamento. Avaliação. Métodos de ensino. Jogos. Recursos didáticos. Laboratório.
OBJETIVO: Ao finalizar este componente curricular o estudante será capaz de
entender a construção de projetos de ação e intervenção pedagógica, no que diz
respeito ao processo de ensino e aprendizagem na área da química.
Metodologia do Ensino da Redação
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Conhecendo a Língua: conceito e princípios da base textual; O que é texto, textualidade e o processo de textualização? Conhecendo a Linguística textual e a sua relação o texto; O discurso no texto e os gêneros textuais: conceitos e relação; O texto e a textualidade: conceitos e processos; A polifonia e a intertextualidade: conceitos e relações; Os mecanismos de coesão: conceito, tipos e fatores; Os mecanismos de Coerência: conceito, tipos e fatores; Gêneros textuais: definição e funcionalidades; Tipos textuais: conceitos e variedades; O texto argumentativo. Conceito, estruturas e funcionalidades; As competências do texto dissertativo-argumentativo da Redação do ENEM; Métodos e técnicas de Redação; O ensino de produção textual: análise dos métodos; As técnicas pertinentes ao ensino de redação; Metodologias Ativas do ensino de Redação e o uso das TDIC; Os critérios de avaliação da Redação do ENEM.
OBJETIVO: O objetivo deste componente curricular é capacitar os estudantes
de cursos de graduação e pós-graduação quanto à compreensão da fundamentação
teórica do processo textual e da (in)textualização, para a atuação de
professores de Produção Textual e Redação do ENEM e outros exames.
Oficina de Textos em Espanhol
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Práticas de compreensão e produção orais e escritas em espanhol e desenvolvimento da competência comunicativa em nível elementar. Estudo de gêneros textuais da ordem do descrever e do relatar. Desenvolver a leitura, a compreensão auditiva, a fala e a produção escrita.?
Oficina de Textos em Inglês
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Ferramentas de compreensão de textos de forma simplificada, propiciando uma leitura e interpretação em vários níveis. Peculiaridades do inglês que tornam a leitura mais fluida. Peculiaridades da produção textual. Peculiaridades que facilitam a produção textual.
Sociologia da Educação
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Fundamentos da sociologia da educação. Teorias sociológicas, desigualdade social. Transformações sociais. Instituições e Processos educacionais. Agente de transformação social. Políticas educacionais. Relação entre o mercado de trabalho e a educação. Processos de socialização na escola. Cultura escolar e as práticas pedagógicas. Violência e o bullying nas instituições educacionais. Tecnologias digitais. Educação, Cultura e Diversidade. Educação intercultural e a valorização da diversidade. Gênero e sexualidade no contexto educacional. Educação inclusiva. Movimentos sociais e a transformação social.
OBJETIVO: Este conteúdo visa proporcionar aos estudantes
uma compreensão aprofundada da Sociologia da Educação, capacitando-os a
analisar criticamente as interações entre a escola e a sociedade, os processos
de socialização, as políticas educacionais e o potencial transformador da
educação na sociedade.
Textos Fundamentais de Ficção em Língua Portuguesa
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Estudo do fazer literário, classificação e formação do cânone das obras em Língua Portuguesa. Tipos de linguagem literária: denotação e conotação, polissemia e figurativa. Principais gêneros literários: poema, narrativa, discurso indireto e discurso livre. Intertextualidade e metalinguagem na produção literária. Análise do processo de construção da ficção contemporânea. Elaboração cognitiva e intuitiva no processo de produção textual de autores de ficção contemporâneos. Gêneros literários com destaque para a influência da história oficial nas narrativas de ficção. Linhas de interpretação da linguagem literária entre interlocutores: duplo sentido, informação oculta, real e irreal, manipulação do enredo. Intertextualidade do processo de narrativa da história oficial. Leitura e análise de gêneros textuais variados e de produções literárias fundamentais em Língua Portuguesa. Exame das bases para a formação do leitor crítico e o papel do professor no letramento literário.
Transtorno do Espectro Autista
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: O que se entende por Transtorno do Espectro Autista (TEA)? O termo TEA sempre foi utilizado? Como se deu a evolução conceitual acerca do Transtorno do Espectro Autista? Quais as características do TEA? Existem semelhança entre o TEA e outras síndromes? Existe proteção legal relativa à pessoa com TEA? Como se dá o direito à educação das pessoas com TEA? Quais os desafios enfrentados pelos professores que lidam com crianças com TEA? O que é o Atendimento Educacional Especializado (AEE)? Funcionários dedicados às crianças com TEA.
OBJETIVO: Esta
disciplina visa capacitar o profissional de educação quanto às definições, características,
proteção legal e inclusão educacional da pessoa com TEA (Transtorno do Espectro
Autista).
Transtornos e Distúrbios de Aprendizagem
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Distúrbios cognitivos e comportamentais produzidos por alterações psicológicas. Abordagem Psicopedagógica referente aos distúrbios de aprendizagem. Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos. Caracterização dos distúrbios de aprendizagem.
OBJETIVO: Esta disciplina visa prover o aprendente dos conhecimentos e práticas pedagógicas relacionadas às dificuldades que as pessoas têm acerca de seu processo cognitivo.
Transtornos Psiquiátricos na Infância e Adolescência
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Principais transtornos psicopatológicos na infância e adolescência. Transtornos da aprendizagem. Transtornos das habilidades motoras. Transtornos da comunicação (linguagem). Transtorno do déficit de atenção-hiperatividade. Transtornos do Comportamento Disruptivo. Transtornos Depressivos na Infância. Transtornos Globais do Desenvolvimento (Autismo Infantil). Transtornos de Tique. Transtornos da Excreção. Transtornos de Ansiedade na Infância. Fobias específicas e Fobia social.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por finalidade munir o estudante ou profissional de psicologia, psiquiatria e educação do conhecimento e das práticas de diagnóstico e tratamento de distúrbios psiquiátricos relacionados ao desenvolvimento da criança.
Antigo Testamento: De Abraão ao Livro Levítico
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Introdução ao Pentateuco e ao Antigo Testamento. Estudo da história de Abraão, Jacó e José no livro de Gênesis. Libertação dos Hebreus no livro de Êxodo e das leis sobre ofertas, sacrifícios, pureza e impureza, sacerdócio e moralidade no livro de Levítico. Relevância teológica e histórica do Pentateuco para a fé e cultura ocidental.
.
OBJETIVO: Este conteúdo visa
levar o estudante a compreender a história,
estrutura e teologia do Pentateuco, a narrativa da criação e da queda, a
história dos patriarcas, a libertação dos Hebreus no Egito e as leis sobre
ofertas, sacrifícios, pureza e impureza, sacerdócio e moralidade, a fim de
entender a importância do Antigo Testamento para a fé e cultura ocidental.
Atuação Interdisciplinar e Neuroeducação
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Processos
interdisciplinares em educação, arte e história da cultura. Transversalidades
temáticas e convergências conceituais. Produção de conhecimento interdisciplinar,
multidisciplinar e transdisciplinar, seus limites e suas possibilidades para
estudos em humanidades. Identificação de epistemologias e metodologias de
pesquisa avançada e consolidação do conhecimento contemporâneo.
OBJETIVO: O egresso do
curso terá como competências a aplicabilidade dos conhecimentos da neurociência
à educação, conseguindo usar os conhecimentos adquiridos para compreender
melhor como se dá os processos de ensino e aprendizagem.
Crescimento e Desenvolvimento da Educação Física
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Fundamentos da cozinha brasileira: história e influências culturais. Ingredientes nativos e sua utilização. Equipamentos e técnicas básicas. Segurança e higiene na cozinha. Regiões e suas especialidades. Cozinha do Norte e Centro Oeste. Cozinha do Nordeste. Cozinha do Sudeste. Cozinha do sul. Pratos tradicionais e inovação. Pratos típicos e suas variações. Adaptação e modernização de receitas. Harmonização com bebida. Sobremesas e doces brasileiros. Apresentação e gastronomia contemporânea. Técnicas de apresentação de pratos. Eventos e buffets de comida brasileira. Cozinha brasileira fusion. Tendências e sustentabilidade na cozinha.
OBJETIVO: Este conteúdo visa proporcionar
habilidades práticas e teóricas necessárias para que os participantes possam
explorar a riqueza e a diversidade dos ingredientes, técnicas e tradições que
compõem a culinária brasileira, promovendo uma experiência gastronômica
autêntica e enriquecedora.
Educação Física Especial
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Conceito; Objetivos, importância, problemáticas e desafios da Educação Especial Inclusiva; Educação Física Especial Inclusiva; tipos de Educação Especial Inclusiva e Adaptada, educandos com transtornos globais do desenvolvimento (Síndrome de Rett; Transtorno do Espectro de Asperger (TEA), Síndrome de Asperger; Autismo; Transtorno desintegrativo da Infância; Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação; Síndromes Genéticas; Deficiências, e altas habilidades ou superdotações; Deficiência visual; Deficiência auditiva; Deficiência Intelectual, Deficiência Motora; Educação Física Adaptada; Jogos; Esportes; Ginásticas;
OBJETIVO: O objetivo da Educação Física Especial Inclusiva
é promover o respeito às diferenças, assim como equipar oportunidades de
crianças e adolescentes uma vida ativa e saudável baseada na prática de
exercícios físicos e atividades desportivas na escola e garantir o
desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor. As atividades físicas são um
direito fundamental de todo ser humano e para assegurar a saúde física e mental.
Neste sentido, esta disciplina visa preparar o profissional ou futuro
profissional de educação física a exercer atividades que convirjam para este
objetivo.
Fonética e Fonologia do Português
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Fonética e Fonologia: diferenças. Classificação dos fonemas da língua: vogal, consoante, semivogal. Estudo do sistema fonológico do português: segmentos, suprassegmentos, processos e sílabas. Os alofones, variação, neutralização e arquifonema. A relação entre os estudos da fonética e da fonologia e o ensino da língua.
OBJETIVO: A língua portuguesa é uma das mais ricas em fonemas. Este conteúdo aborda as peculiaridades do idioma português sob o aspecto da fonética e da fonologia, tendo como principal objetivo o desenvolvimento das técnicas cognitivas para o ensino desta língua na educação básica.
Futebol
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: A história e a introdução do futebol no Brasil e no mundo. Os aspectos socializantes do futebol. Fundamentos, regras e sistemas dos jogos. Analise a técnica, tática e física de jogos de futebol. As organizações de futebol. As Escolas de futebol internacionais. Os grandes clubes de futebol. Os principais campeonatos. O planejamento do futebol de campo. Os métodos de treinamento tático, técnico e físico do futebol de campo. Os métodos de treinamento psicológicos. Os métodos de avaliação física, técnica e psicológica. Os modelos de formação de treinador de futebol. O treinamento global no futebol de campo. As competências do treinador de futebol. Exemplos e técnicas de montagem de equipes de futebol de campo.
OBJETIVO: Nesse componente curricular o estudante do curso de educação
física vai se aprofundar na modalidade esportiva do futebol, oportunizando o
conhecimento sobre a origem, a organização, o planejamento e o desenvolvimento
de técnicas e métodos deste esporte.
História da Educação
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Concepção de educação e a importância do estudo da história da educação. Trajetória histórica da educação desde as sociedades pré-letradas até a contemporaneidade e sua relação com os diferentes modos de produção. Percepção histórica acerca da educação como manutenção de privilégios. O embate atual no campo educacional.
OBJETIVO: Esta
disciplina tem por objetivo preparar o profissional de educação a entender os
fundamentos históricos da educação, compreendendo os cenários nos diversos
contextos e marcos da história da humanidade.
Instrumentos Avaliativos das Linguagens e Processos Lógicos Matemáticos
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Natureza do conhecimento lógico-matemático. Aprendizagem e desenvolvimento em Piaget e Vygotsky. Teorias psicológicas contemporâneas do desenvolvimento e aprendizagem. Educação matemática e a construção do número pela criança. Avaliação e instrumentos avaliativos em matemática.
OBJETIVO: Este componente
curricular visa preparar o docente a empregar os instrumentos avaliativos das
linguagens e da matemática no desenvolvimento educacional de seus alunos.
Introdução a Pedagogia
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Aspectos conceituais. Aspectos administrativos. Atuação em ambientes educacionais formais, não formais e informais. Campos de atuação alternativos/contemporâneos.
OBJETIVO: Ao finalizar
essa disciplina o estudante saberá discernir sobre a importância da profissão
do Pedagogo para a Sociedade, assim como sobre sua atuação nos ambientes
escolares e não escolares.
Geografia Brasileira
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Geografia física: relevo, Clima e Vegetação e suas características, influências, Recursos Hídricos, Biomas Brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e o Pampa. Geografia humana: aspectos demográficos do Brasil, densidade populacional, Organização do Espaço Urbano, Economia e Recursos Naturais, Cultura e Diversidade. Geopolítica e Regionalização do Brasil, fronteiras, limites, relações internacionais, acordos bilaterais, Geopolítica Brasileira, Brasil na América do Sul e no cenário internacional. Desafios e Perspectivas da Geografia Brasileira, sustentabilidade, desenvolvimento regional, direitos humanos, questões sociais, cidadania e conscientização sobre os desafios e potencialidades do país.
OBJETIVO: O objetivo deste conteúdo
é proporcionar aos estudantes uma compreensão abrangente da geografia do
Brasil, abordando as dimensões humana, física e geopolítica, além de discorrer
sobre os desafios e perspectivas da geografia brasileira.
História do Brasil Império
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Período Colonial e Contexto de Transição: chegada da Família Real ao Brasil, impactos. Independência do Brasil, Constituição do Império Brasileiro: economia e sociedade. Regências e Consolidação do Império: os desafios políticos e sociais. Luta pela abolição da escravidão. Modernização do Brasil Imperial. Movimentos Sociais, Questões Políticas: revoltas regionais e escravas. Forças Armadas nas questões políticas do Brasil Imperial, questão religiosa e os processos de secularização, imprensa e opinião pública. Crise do Império e Proclamação da República, crise econômica, luta pelo fim da monarquia, abolição da escravidão, movimentos republicano e abolicionista, a Proclamação da República e os primeiros anos desse novo regime político.
Objetivo: Este conteúdo
tem por objetivo proporcionar ao estudante a compreensão do período imperial no Brasil, suas as transformações
políticas, sociais e econômicas, assim como os movimentos sociais e as questões
políticas que marcaram essa fase da história brasileira.