Arquitetura
Ambientação e Decoração em CAD 3D
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Programa CAD 3D. Técnicas dos desenhos bidimensionais. Design. Desenhos tridimensionais. Maquete eletrônica. Mercado arquitetônico. Ambientes residenciais. Decoração. Ambientação. Caracterização de ambientes comerciais. Design visual. Disposição de móveis. Layout. Feng Shui. Revestimentos. Iluminação artificial. Projeto de gesso. Aplicação da marcenaria. Técnicas de introdução de cores e texturas. Projeto arquitetônico. Tendências e decoração em projetos arquitetônicos.
OBJETIVO: Ao finalizar esta disciplina o estudante estará capacitado para atuar em projetos de
arquitetura, compreendendo as técnicas e programas de ambientação e decoração
que podem ser utilizados no desenvolvimento do projeto arquitetônico com o
auxílio de ferramenta CAD.
Arquitetura de Interiores
Carga Horária: 80hrs
EMENTA:
Conceitos fundamentais da arquitetura de interiores, análise da história e evolução da arquitetura de interiores. elementos e princípios do design de interiores. legislações e normas técnicas aplicadas. Processo de projeto de interiores. Seleção de materiais e tecnologias. Gestão e execução de projetos de interiores. Apresentação e entrega do projeto final aos clientes.
OBJETIVO: Este conteúdo visa capacitar os alunos a
projetar e transformar espaços internos, considerando aspectos funcionais,
estéticos e humanos, além de promover a compreensão das influências históricas,
culturais e sociais na arquitetura de interiores contemporânea.
Design de Ambientes Residenciais
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Princípios do design de ambientes residenciais, necessidades e características dos usuários. Conceitos de ergonomia, proporção, harmonia e funcionalidade na criação de espaços residenciais. Estilos e tendências em design de interiores. Sustentabilidade. planejamento e layout de ambientes residenciais, zonificação, fluxo, ergonomia, conforto e a seleção de materiais e acabamentos adequados. Iluminação e cores. Mobiliário e acessórios decorativos. Representação gráfica de projetos, elaboração de plantas, perspectivas e pranchas técnicas. Apresentação visual, comunicação oral e argumentação.
OBJETIVO: Este conteúdo
visa proporcionar aos alunos o conhecimento teórico e prático sobre o
design de ambientes residenciais, visando capacitá-los a planejar, criar e
apresentar projetos de forma profissional.
Floricultura e Paisagismo
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Fundamentos e terminologias associados a floricultura, espécies de plantas. Métodos de cultivo. Plantas ornamentais. Design paisagístico. Projetos paisagísticos. Manutenção para preservar a estética e saúde do paisagismo. Técnicas avançadas em floricultura. Biologia vegetal. Tendências do mercado floral. Comercialização. Práticas ecológicas e sustentáveis. Projetos Avançados e Tendências em Paisagismo: ambientes residenciais e comerciais, designs de jardins verticais e telhados verdes. Bem-estar e saúde mental em projetos paisagísticos. Tendências emergentes no campo do paisagismo.
OBJETIVO: Este conteúdo tem como finalidade
capacitar
estudantes e profissionais no estudo e prática da floricultura e paisagismo,
permitindo que compreendam e apliquem técnicas, tendências e as melhores
práticas, de forma a promover o desenvolvimento de projetos paisagísticos
sustentáveis e a produção eficiente de plantas ornamentais.
Ilustração
Carga Horária: 80hrs
EMENTA:
Fundamentos e aplicações da ilustração: história,
técnicas, estilos e impacto em diferentes contextos. Ilustração na Literatura e
no Editorial. Ilustração na literatura infantil. Ilustração em livros de ficção
e não-ficção. Ilustração em revistas e jornais e uso em editoriais,
reportagens, comunicação visual, identidade visual, transmissão de mensagens.
Ilustração na Publicidade: identidade de marca, embalagens, rótulos e design de
produtos. Design de interfaces digitais, experiência do usuário. Ilustração na
Cultura Pop e nas Mídias Digitais, criação de personagens, cenários e
narrativas visuais. Ilustração em quadrinhos, gráfic novels, jogos digitais e
animações, ilustração nas mídias digitais, considerando as novas formas interação e expressão
visual proporcionadas pelas tecnologias digitais.
OBJETIVO: Esta
disciplina tem como objetivo capacitar o estudante na arte da ilustração, abordando
técnicas, estilos e
aplicações em diversos contextos, como literatura, editorial, publicidade,
design, cultura pop e mídias digitais.
Tecnologias de Impressão
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: História da impressão. Impressoras como componente periférico. Impressora matricial. Impressora margarida. Impressora de agulha. Impressora jato de tinta. Tecnologia e impressão a laser. Tipos de impressora plotter. Imagem vetorial. Imagem pixelizada. Resolução. Cores. Arquivos. Fechamento de arquivos. Padrão de Cores. Sangria. Resolução. Overprinting. Fonte. Formato. Arquivos PDF. Recomendações gerais. Métricas de impressão: tamanho, tipos, gramatura. Facas de corte e vinco. Projetos especiais. Mercado gráfico. Tendência da indústria gráfica. Segmento de insumos. Segmento editorial. Segmento gráfico. Distribuição. Métricas de tarifação e custos de produção gráfica. Encargos. Depreciação. Manutenção. Materiais usados na produção. Despesas diretas e indiretas. Horas produtivas. Ponto de equilíbrio. Logística reversa. Procedimento geral da logística reversa de cartuchos e toners. Teoria dos polímeros. Matérias-primas. Processo de impressão 3D e componentes. Tecnologia FFF. Tecnologia SLA. Tecnologia DLP. Modelagem. Fatiamento. Impressão das peças. Acabamento. Métricas de custos. Mão de obra. Softwares de modelagem e fatiamento. Acessórios. Perdas de impressão. Impressão 3D na indústria aeroespacial e de defesa. Impressão 3D na indústria automobilística. Impressão 3D na educação. Impressão 3D no setor de construção. Impressão 3D na indústria farmacêutica e na medicina.
OBJETIVO: Esta
disciplina visa munir o estudante ou profissional da área de design e
tecnologias afins, a aplicar as tecnologias de impressão para o desenvolvimento
de projetos nesse segmento.
Tecnologias e Equipamentos Audiovisuais
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Princípios técnicos e tecnológicos dos equipamentos audiovisuais, incluindo gravação, reprodução, captação e produção de imagem e som em estúdios, exibição de imagem e som e iluminação para produção audiovisual. Fundamentos de imagem e som. Utilização de equipamentos de iluminação para produção audiovisual. Desafios da produção de conteúdo audiovisual para diferentes plataformas. Direito e ética aplicados à produção audiovisual.
OBJETIVO: O objetivo desta disciplina é capacitar os alunos a utilizarem de
forma consciente e eficiente os equipamentos audiovisuais, proporcionando o
conhecimento necessário para realizar produções audiovisuais de qualidade,
considerando as especificidades técnicas e tecnológicas envolvidas. Além disso,
busca-se desenvolver habilidades para a produção de conteúdo audiovisual para
diferentes plataformas, a partir do entendimento das particularidades de cada
uma delas. A disciplina tem como propósito formar profissionais capazes de
lidar com as tecnologias de equipamentos audiovisuais e produzir conteúdo com
excelência, criatividade e qualidade técnica.
Arquitetura e Programação Front - End
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Arquitetura e programação front-end: conceitos. HTML e CSS: estrutura. JavaScript Fundamentals. Frameworks e Bibliotecas Front-End: aplicações WEB. Arquiteturas front-end e padrões de projeto. Desempenho, otimização e organização de código front-end. Ferramentas e Otimização de desenvolvimento front-end: controle de versão, testes de qualidade e otimização de desempenho. Novas tecnologias. Tendências e futuro do Front-End. Arquiteturas modernas. Desenvolvimentos para dispositivos móveis. Acessibilidade e usabilidade.
OBJETIVO: Este conteúdo visa levar o aluno a desenvolver
habilidades abrangentes em arquitetura e programação front-end, abordando
conceitos fundamentais, técnicas avançadas e tendências nesta área, visando
criar aplicações web eficientes, otimizadas e de alta qualidade, com foco na
acessibilidade, usabilidade e experiência do usuário.
Diagramação de Documentos ? Adobe Indesign
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: O que é o desktop publishing: o Xeros Ventura e os primórdios da era 16 bits; a evolução dos desktops publishing softwares; o Adobe InDesign e o estado da arte. A organização do trabalho no Adobe InDesign: Criando um documento InDesign (facing pages e páginas em linhas), ajustando formatações para área de trabalho e os modos de visualização de um documento InDesign. Guias e grids: movimentação entre páginas e documentos; trabalhando com master pages e numeração de páginas. Ferramentas selection tool, direct selection, page tool, gap tool, content collector e content placer. Trabalhando com a ferramenta texto: propriedades; frames e texto; texto em caminho. Trabalhando com formas: função text wrap e as ferramentas caneta e lápis.
Importando
imagens com frames e formas e as ferramentas de transformação: scissors; transformações
e preenchimento gradiente (gradiente feather); note tool; eyedropper; mensure
tool; zoom; hand tool. Trabalhando com cores: swatches; sólidas e gradientes. Aplicando
efeitos: alinhamentos; pathfinder; convert shape. Funções automatizadas: numeração
de página; quebras de texto; tabulações; notas de rodapé; Índice; mesclagem de
dados. Estilos: caractere; parágrafo; tabela; célula; objetos. Interatividades
do documento InDesign com o meio externo: Hiperlinks. Transição de páginas. QR
Code Duração. Projeto InDesign com dados variáveis: e-mail marketing.
OBJETIVO: Ao término deste programa você será capaz de editorar e diagramar documentos para geração de impressos ou mídias digitais por meio do Adobe InDesign, sendo capaz de produzir peças publicitárias e literárias com estilo e eficiência, utilizando todos os recursos dessa fantástica ferramenta de desktop publishing.
Ilustração e Tratamento de Imagem 2D - Adobe Photoshop
Carga Horária: 80hs
EMENTA: Conceito de imagens vetoriais e de bitmaps. História e versões do Adobe Photoshop. Recursos do Adobe Photoshop. Criação de uma nova imagem. Trabalho com textos. Operações básicas com objetos. Deformação de objetos. Movimentação de objetos. Duplicação de objetos. Agrupamento de objetos. Trabalho com layers. Ferramentas de preenchimento. Ferramenta pincel. Contornos de objetos. Modo de mesclagem. Paleta e gradiente de cores. Apagamento de plano de fundo. Opções de amostragem. Tolerância. Proteção de cores em cima de objetos. Obras de arte com o mixer brush. Ferramentas de máscara. Varinha mágica. Carimbo de padrão. Conta-gotas. Medição e ajuste com ferramenta de régua. Substituição de cores. Recorte de imagens. Estilos de layers. Sombras. Brilhos. Chanfro e entalhe. Acetinado. Sobreposição de padrões. Ferramenta de seleção rápida. Liquify. Forward Warp Tool. Brush Density. Twirl Clockwise Tool. Pucker Tool. Bloat Tool. Push Tool. Turbulence Tool. Masks: Freeze e Thaw Masks. Mask Options. Reconstruct All. Reconstruct Tool e Reconstruct Options. Auto Reconstruct. View Mesh e Masks. Filtros de Blur. Escolha do desfoque certo para cada caso. Mascarando o efeito. Conhecendo os filtros de desfoque. Efeito desfoque de lente. Photo Filter. Shadow / Highlight adjust. Actions. Utilizando a paleta Actions. Aplicando a action. Aplicando a action em uma pasta. Photomerge. Ajustes automáticos. Tons Automáticos. Cores Automáticas. Contraste automático. Ajuste de Exposição. Ajuste de exposição em áreas específicas da imagem. Matiz de Saturação. Equilíbrio de Cores. Remoção de Saturação. Máscara de Nitidez. Ferramenta Recuperando Pincel. Pincel de Recuperação de Manchas. Ferramenta de Correção. Máscara. Colorindo uma foto preto e branco. Distorção. Criando animação GIF. Criando imagens em 3D. Criando um texto 3D. Renderizando objetos 3D.
OBJETIVO: Este componente curricular tem por finalidade capacitar o aprendente a utilizar o editor de imagens Adobe Photoshop para ilustrar, retocar e criar peças gráficas para o mercado publicitário e outras atividades correlatas.