Linguagem e Comunicação
Comunicação e Linguagem
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA: Conceitos essenciais nos estudos da linguagem. Particularidades gramaticais. O texto em suas modalidades oral e escrita. Produção e interpretação de texto.
OBJETIVO: Este componente curricular visa preparar o estudante ou profissional de comunicação e áreas afins, a ler e interpretar textos em língua portuguesa, compreendendo as dicotomias linguísticas e estabelecendo relações textuais, contextuais e intertextuais, aplicando tais conhecimentos na geração de habilidades nos vários contextos em que a linguagem se faz necessária.
Comunicação Empresarial
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA:
Comunicação organizacional e suas aplicações no contexto da comunicação empresarial. Estratégia de comunicação e aproximação com o público-alvo, meio e mensagem, estratégias, técnicas e meios de comunicação com todos os stakeholders de interesse da instituição. Construção da imagem institucional. Comunicação integrada e marketing. Funções da comunicação integrada: jornalismo, publicidade, relações públicas. Comunicação interna. Meios de comunicação nas organizações. Comunicação externa. Instrumentos de assessoria de comunicação. Conceito de planejamento. Planejamento estratégico, tático e operacional. A ética do jornalista e do publicitário assessor de comunicação.
OBJETIVO: Este conteúdo visa desenvolver nos alunos o entendimento e a capacidade de aplicar os conceitos, estratégias e técnicas de comunicação empresarial, visando à construção de uma comunicação eficaz, ética e alinhada aos objetivos organizacionais.
Oratória
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA:
Teorias comunicacionais. Canais de comunicação. Tipos de argumentos. Argumentos escritos e orais. Argumentos falaciosos e apelativos. Inteligências múltiplas. Expressões corporais. Tom da voz. Repetição estratégica. Oratório no dia a dia. Oratória no ambiente profissional. Oratória no ambiente virtual. Recursos linguísticos. Elementos coesivos, enfáticos e retóricos. Comunicação verbal e não-verbal. Técnicas da linguagem. Técnicas da boa escuta. Recursos gráficos. Palestras: montagem e planejamento.
OBJETIVO: Esta disciplina visa preparar o estudante ou profissional de qualquer área de conhecimento a aplicar as técnicas, posturas e boas práticas de oratória em diversas situações do mundo do trabalho.
Combate a Desinformação - Fake News
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Introdução à desinformação e fake news. Definição e características da desinformação e fake news. Impacto da desinformação na sociedade. Fontes de desinformação. Ética na disseminação de informações. Identificação de fake news e desinformação. Técnicas de identificação de fake news. Verificação de fatos. Avaliação de fontes de notícias. Jornalismo de qualidade. Prevenção e combate à desinformação. Educação midiática. Papel das plataformas de mídia social. Políticas e regulamentações. Envolvimento da comunidade. Combate à desinformação na prática. Desenvolvimento de habilidades críticas de leitura. Criação de conteúdo responsável. Estratégias de enfrentamento pessoal. Projeto final: campanha contra fake news.
OBJETIVO: Este conteúdo visa
capacitar os alunos a compreenderem, identificarem, prevenirem e combaterem a
desinformação e as fake news de maneira crítica e responsável.
Comunicação e Linguagem do Design Gráfico
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Design gráfico e comunicação visual, princípios e influências, avanços tecnológicos e a importância da comunicação visual para as mensagens contemporâneas. Linguagem visual: elementos básicos e composição visual, princípios da percepção visual com as diferentes técnicas de representação visual. Signos e semiótica: conceitos, símbolos e estratégias de comunicação. Cores e tipografia, incluindo psicologia das cores e elementos como logotipo, cores, tipografia e elementos gráficos.
OBJETIVO: Este
componente curricular visa proporcionar aos estudantes uma compreensão abrangente da
comunicação e da linguagem adequadas ao design gráfico, capacitando-os a
utilizar, de forma eficaz, os elementos visuais e os conceitos teóricos para
criar peças gráficas significativas, esteticamente atraentes e
comunicativamente eficientes.
Publicidade e Propaganda
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Conceitos da publicidade e propaganda e dos meios de comunicação, bem como suas diferenças. Processo de funcionamento de uma agência de propaganda. Planejamento, desenvolvimento e apresentação de uma campanha publicitária. Técnicas e soluções de problemas na publicidade e propaganda. Propaganda e publicidade: conceitos e definições. Diferenças entre publicidade e propaganda. Meios de comunicação e a publicidade e propaganda. Princípios psicológicos da publicidade. Agência de propaganda e processo criativo. Funções da publicidade e propaganda no marketing. Tipos de propaganda e plano de mídia. Estratégias de comunicação publicitária: planejamento, criação e veiculação de campanhas. Sistemas de avaliação e manutenção de campanhas.
OBJETIVO: Ao finalizar esta disciplina o estudante estará apto a aplicar os conceitos e métricas do Marketing, assim como planejar ações de publicidade e propaganda de forma mais assertiva utilizando as tendências atuais do mercado global.