Mais

Desenvolvimento de Pessoas

Avaliação de Desempenho de Pessoas

CARGA HORÁRIA: 80Hrs

EMENTA: Fundamentos teóricos e subsídios instrumentais e práticos para o processo de avaliação de desempenho de pessoas nas organizações. Métodos de avaliação de desempenho: métodos tradicionais e novas abordagens. Etapas da Avaliação de Desempenho. Gestão e Avaliação por Competências. Processos de autoavaliação, avaliação e feedback. Avaliação de potencial e desenvolvimento de carreira.

OBJETIVO: Esta disciplina visa preparar o estudante ou profissional de recursos humanos a lidar com as técnicas e ferramentas de avaliação de desempenho de pessoas no âmbito da organização, abordando os principais conceitos, elementos, instrumentos metodológicos, etapas, monitoração e feedback do processo avaliativo de desempenho laboral.

Inteligência Emocional

CARGA HORÁRIA: 80hrs

EMENTA: 

Inteligência emocional: técnicas e estratégias. Desenvolvimento da inteligência emocional. Importância da educação na formação de pessoas com inteligência emocional. Ambiente de trabalho e inteligência emocional: vantagens e benefícios. Trabalho em equipe e a inteligência emocional. Resolução de conflitos com inteligência emocional em situações de estresse e pressão. Comunicação assertiva e efetiva. Inteligência emocional na vida pessoal: autoconhecimento, autoestima, autodisciplina e resiliência emocional.

. 

OBJETIVO: O objetivo deste conteúdo é proporcionar ao aluno em todas as áreas, desenvolvimento da habilidade para analisar os conceitos, técnicas e estratégias relacionados à inteligência emocional, enfatizando a importância do seu desenvolvimento na vida pessoal e profissional.

 

Desenvolvimento da Adolecência e Vida Adulta

Carga Horária: 80hrs

EMENTA: Aspectos biológicos, cognitivos, emocionais e psicossociais do desenvolvimento humano na adolescência e vida adulta. Construção da identidade adulta. Relações afetivas na família. Envelhecimento e morte. Modelos teóricos e suas implicações. Temas atuais em Psicologia do Desenvolvimento da Adolescência e Vida Adulta.

OBJETIVO: Este conteúdo tem por objetivo preparar o aluno a entender os aspectos biológicos, cognitivos, emocionais e psicossociais na adolescência e na vida adulta, bem como entender as relações na família desde a adolescência até a vida adulta e morte.

Fundamentos da Psicanálise

Carga Horária: 80hrs

 

EMENTA: Psicanálise: fundamentos, conceitos. Sigmund Freud e as etapas do desenvolvimento da teoria psicanalítica. Contribuições de outros psicanalistas. Métodos e técnicas de psicanálise. Críticas e desdobramentos. Teorias da Personalidade. Estrutura da Personalidade. Mecanismos de Defesa. Desenvolvimento Psicossexual. Complexo de Édipo. Psicopatologia e Psicanálise: Neurose, Psicose, Perversão, Angústia. Transferência e Contratransferência e outras abordagens terapêuticas. Psicanálise e outras aplicações na arte, cultura, sociedade e saúde mental.

 

OBJETIVO: Este conteúdo visa proporcionar ao estudante um conhecimento abrangente sobre os fundamentos da psicanálise, suas principais teorias e conceitos, bem como as contribuições de outros psicanalistas e as críticas e desdobramentos da psicanálise ao longo do tempo.

 

Serviço Social e Política Social

Carga Horária: 80hrs

EMENTA: Política Social: conceito, função e esfera pública. Concepções teóricas sobre o desenvolvimento das políticas sociais no Brasil. Relação Estado e sociedade civil. Perspectivas atuais sobre a formulação, gestão e controle das políticas sociais. As teorias explicativas da constituição e desenvolvimento das políticas sociais. As interpretações sobre concepção, natureza e desenvolvimento das políticas sociais nos seguintes paradigmas: marxismo, liberalismo clássico, neoliberalismo e social-democracia. O capitalismo monopolista e a emergência e desenvolvimento do "welfarestate" europeu e (e o rebatimento nas) das políticas sociais brasileiras

 

OBJETIVO: Esta disciplina visa propiciar conhecimento e reflexão acerca do conceito e função da Política Social no Estado capitalista brasileiro, a partir do debate formulado por diversas correntes teóricas como o liberalismo-clássico, o marxismo, a social-democracia e, atualmente, o neoliberalismo, contextualizando a política de assistência social.

 

Serviço Social e Processos de Trabalho - Dimensão Técnico - Operativa

Carga Horária: 80hrs

EMENTA: Conceito de Serviço Social. Evolução do Serviço Social: nível geral; contextos brasileiros. Qualidades técnicas do serviço social. Aplicação do Serviço Social no mercado. Obrigações a serem desempenhadas pelo assistente social. As concepções metodológicas que influenciaram o ensino do Serviço Social. Diretrizes que organizam o seu currículo. A organização do Serviço Social como uma profissão dentro dos contextos contemporâneos. Diferentes setores de atuação do Serviço Social.

 

OBJETIVO: Essa disciplina tem por objetivo abordar as características particulares do Serviço Social, destacando a sua evolução operativa no decorrer dos anos, a efetivação das funções profissionais do assistente social, suas obrigações, seus direitos, os métodos de ensino e a organização desse contexto profissional em suas diferentes esferas.

 

Criatividade, Stoytelling e Desing Thinking

Carga Horária: 80hrs 

EMENTA: Criatividade: fundamentos, conceitos e teorias. Processos cognitivos, fatores internos e externos, diferentes abordagens. Medição e Avaliação da Criatividade. Storytelling: Teorias e aplicações: elementos fundamentais, narrativas e cultura. Psicologia do Storytelling, storytelling digital e transmídia. Design Thinking: fundamentos, processos, ferramentas e diferentes contextos. Aplicações práticas de criatividade. Storytelling e Design Thinking: Solução de problemas, Comunicação efetiva, inovação, integração de competências.

 

OBJETIVO: Esta disciplina tem como objetivo capacitar os estudantes a compreenderem os conceitos teóricos e práticos de criatividade, storytelling e design thinking, proporcionando-lhes o desenvolvimento das habilidades necessárias para aplicar essas competências de forma integrada e inovadora em diferentes contextos.