Desenvolvimento de Pessoas
Avaliação de Desempenho de Pessoas
CARGA HORÁRIA: 80Hrs
EMENTA: Fundamentos teóricos e subsídios instrumentais e práticos para o processo de avaliação de desempenho de pessoas nas organizações. Métodos de avaliação de desempenho: métodos tradicionais e novas abordagens. Etapas da Avaliação de Desempenho. Gestão e Avaliação por Competências. Processos de autoavaliação, avaliação e feedback. Avaliação de potencial e desenvolvimento de carreira.
OBJETIVO: Esta disciplina visa preparar o estudante ou profissional de recursos humanos a lidar com as técnicas e ferramentas de avaliação de desempenho de pessoas no âmbito da organização, abordando os principais conceitos, elementos, instrumentos metodológicos, etapas, monitoração e feedback do processo avaliativo de desempenho laboral.
Inteligência Emocional
CARGA HORÁRIA: 80hrs
EMENTA:
Inteligência emocional: técnicas e estratégias.
Desenvolvimento da inteligência emocional. Importância da educação na formação
de pessoas com inteligência emocional. Ambiente de trabalho e inteligência emocional:
vantagens e benefícios. Trabalho em equipe e a inteligência emocional.
Resolução de conflitos com inteligência emocional em situações de estresse e
pressão. Comunicação assertiva e efetiva. Inteligência emocional na vida
pessoal: autoconhecimento, autoestima, autodisciplina e resiliência emocional.
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OBJETIVO: O objetivo
deste conteúdo é proporcionar ao aluno em todas as áreas, desenvolvimento da habilidade
para analisar os conceitos,
técnicas e estratégias relacionados à inteligência emocional, enfatizando a
importância do seu desenvolvimento na vida pessoal e profissional.
Desenvolvimento da Adolecência e Vida Adulta
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Aspectos biológicos, cognitivos, emocionais e psicossociais do desenvolvimento humano na adolescência e vida adulta. Construção da identidade adulta. Relações afetivas na família. Envelhecimento e morte. Modelos teóricos e suas implicações. Temas atuais em Psicologia do Desenvolvimento da Adolescência e Vida Adulta.
OBJETIVO: Este conteúdo tem por objetivo preparar o aluno a entender os
aspectos biológicos, cognitivos, emocionais e psicossociais na adolescência e
na vida adulta, bem como entender as relações na família desde a adolescência
até a vida adulta e morte.
Fundamentos da Psicanálise
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Psicanálise: fundamentos, conceitos. Sigmund Freud e as etapas do desenvolvimento da teoria psicanalítica. Contribuições de outros psicanalistas. Métodos e técnicas de psicanálise. Críticas e desdobramentos. Teorias da Personalidade. Estrutura da Personalidade. Mecanismos de Defesa. Desenvolvimento Psicossexual. Complexo de Édipo. Psicopatologia e Psicanálise: Neurose, Psicose, Perversão, Angústia. Transferência e Contratransferência e outras abordagens terapêuticas. Psicanálise e outras aplicações na arte, cultura, sociedade e saúde mental.
OBJETIVO: Este conteúdo visa proporcionar ao estudante um conhecimento
abrangente sobre os fundamentos da psicanálise, suas principais teorias e
conceitos, bem como as contribuições de outros psicanalistas e as críticas e
desdobramentos da psicanálise ao longo do tempo.
Serviço Social e Política Social
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Política Social: conceito, função e esfera pública. Concepções teóricas sobre o desenvolvimento das políticas sociais no Brasil. Relação Estado e sociedade civil. Perspectivas atuais sobre a formulação, gestão e controle das políticas sociais. As teorias explicativas da constituição e desenvolvimento das políticas sociais. As interpretações sobre concepção, natureza e desenvolvimento das políticas sociais nos seguintes paradigmas: marxismo, liberalismo clássico, neoliberalismo e social-democracia. O capitalismo monopolista e a emergência e desenvolvimento do "welfarestate" europeu e (e o rebatimento nas) das políticas sociais brasileiras
OBJETIVO: Esta disciplina visa propiciar conhecimento
e reflexão acerca do conceito e função da Política Social no Estado capitalista
brasileiro, a partir do debate formulado por diversas correntes teóricas como o
liberalismo-clássico, o marxismo, a social-democracia e, atualmente, o
neoliberalismo, contextualizando a política de assistência social.
Serviço Social e Processos de Trabalho - Dimensão Técnico - Operativa
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Conceito de Serviço Social. Evolução do Serviço Social: nível geral; contextos brasileiros. Qualidades técnicas do serviço social. Aplicação do Serviço Social no mercado. Obrigações a serem desempenhadas pelo assistente social. As concepções metodológicas que influenciaram o ensino do Serviço Social. Diretrizes que organizam o seu currículo. A organização do Serviço Social como uma profissão dentro dos contextos contemporâneos. Diferentes setores de atuação do Serviço Social.
OBJETIVO: Essa disciplina tem por objetivo abordar as características
particulares do Serviço Social, destacando a sua evolução operativa no decorrer
dos anos, a efetivação das funções profissionais do assistente social, suas
obrigações, seus direitos, os métodos de ensino e a organização desse contexto
profissional em suas diferentes esferas.
Criatividade, Stoytelling e Desing Thinking
Carga Horária: 80hrs
EMENTA: Criatividade: fundamentos, conceitos e teorias. Processos cognitivos, fatores internos e externos, diferentes abordagens. Medição e Avaliação da Criatividade. Storytelling: Teorias e aplicações: elementos fundamentais, narrativas e cultura. Psicologia do Storytelling, storytelling digital e transmídia. Design Thinking: fundamentos, processos, ferramentas e diferentes contextos. Aplicações práticas de criatividade. Storytelling e Design Thinking: Solução de problemas, Comunicação efetiva, inovação, integração de competências.
OBJETIVO: Esta
disciplina tem como objetivo capacitar os estudantes a compreenderem os conceitos
teóricos e práticos de criatividade, storytelling
e design thinking,
proporcionando-lhes o desenvolvimento das habilidades necessárias para aplicar
essas competências de forma integrada e inovadora em diferentes contextos.